associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Banca e sociedades de garantia mútua apoiam tesouraria das empresas de turismo

in Notícias Gerais
Criado em 17 janeiro 2014

A Linha de Apoio à Consolidação Financeira, em vigor até junho de 2015, dispõe de um montante global de 150 milhões de euros para apoiar as empresas do turismo, que se traduz na criação de um mecanismo que permite alargar os prazos de reembolso de serviços de dívida anteriormente contraídos.


Lançada em conjunto pelo Turismo de Portugal, banca e as sociedades de garantia mútua, esta linha visa permitir que as empresas adeqúem os seus serviços de dívida contraídos junto do sistema bancário aos meios que atualmente libertam, no sentido de assegurar uma gestão mais fácil da sua tesouraria.

A Linha de Apoio à Consolidação Financeira envolve, globalmente, a aprovação de operações até ao valor máximo de seis milhões de euros por empresa, sendo que 40% do capital é garantido pelas SGM.
No âmbito da operação, pode ser aprovado pelo banco, se necessário, um crédito intercalar, para fazer face a necessidades imediatas de tesouraria, no valor máximo de 125 mil euros, que pode ser utilizado, sendo o caso, para a regularização de situações perante a Administração Fiscal e a Segurança Social.

Este novo crédito beneficia de uma garantia autónoma prestada pelas SGM, pelo valor correspondente a 50% do mesmo, sendo-lhe aplicável, no que respeita às taxas de juro, a tabela em vigor na Linha PME Crescimento 2013.

São elegíveis empresas com CAE do setor do turismo, incluindo estabelecimentos hoteleiros, turismo no espaço rural, parques de campismo e de caravanismo, restaurantes, estabelecimentos de bebidas, aluguer de veículos automóveis, agências de viagem, operadores turísticos, outros serviços de reservas, atividades de parques de diversão e temáticos, atividades dos portos de recreio (marinas), organização de atividades de animação e empresas de animação turística.

 

Fonte: www.vidaeconomica.pt, 17 de janeiro de 2014