associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Escolha o seu idioma

Formação Modular da ACIAB

in Geral
Criado em 27 fevereiro 2013

Formandos realizam Simulacro de Combate a Incêndio

 

 

O corpo técnico do Centro Paroquial e Social de Santa Maria de Grade, instituição de solidariedade social, fez um simulacro de incêndio, no âmbito da formação que a ACIAB tem para as empresas. Neste caso, a ação inseriu-se no módulo “Prevenção e Combate a Incêndios”, que foi lecionado pelo formador Carlos Ferreira, simultaneamente Comandante do Quadro de Honra dos Bombeiros Voluntários de Arcos De Valdevez.

 

É precisamente com a consciência de que as empresas necessitam de conhecimentos para se ajustar aos dias que correm e dar resposta a necessidades e atenuar falhas que possam surgir, que a ACIAB responde, às diferentes tipologias de empresas, com planos de formação que se ajustem à sua natureza e às suas carências. Neste sentido, esta ação permitiu preparar os formandos para atuar em caso de incêndio, de forma a responder rapidamente e numa fase precoce a um eventual sinistro, dando-se um forte enfoque na parte prática. Assim, os formandos ficaram preparados para utilizar os meios de 1.ª intervenção, aplicar técnicas de 1.ª intervenção em primeiros socorros e aplicar os procedimentos estabelecidos nos planos de emergência.

 

Durante o período da ação foram abordados diferentes temáticas, nomeadamente os planos de emergência: metodologias, meios e equipamentos necessários; procedimentos em emergência;  critérios de localização e manutenção de equipamentos de combate, de evacuação e de primeiros socorros; o fogo, agentes extintores e métodos de extinção; estratégias e táticas de ataque; equipamentos de protecção individual e respectivas características; organização das equipas de intervenção; tipos de emergência e entidades e organismos responsáveis pela protecção civil, tendo todos estes conhecimentos culminado no exercicio prático que foi o simulacro de incêndio.

 

Como se sabe, grande parte dos incêndios ocorre, direta ou indiretamente, devido a intervenção humana, o que torna crucial adotar formas de prevenção e combate, principalmente no seio de uma empresa, sendo de extrema importância que os colaboradores estejam bem preparados para atuação imediata perante este tipo de cenário.

 

Esta formação deu o mote e perspetiva-se, para breve, um simulacro de incêndio envolvendo todo o Centro Paroquial e Social de Santa Maria de Grade, cujo objetivo é testar a eficácia na resposta a uma emergência, pondo em prática os conhecimentos já adquiridos, aprofundando uma cultura de proteção e segurança junto de funcionários e utentes e coordenar os meios de socorros em conformidade com a avaliação dos riscos e evolução da situação.

 

A ACIAB acredita que a formação é o caminho a seguir para uma melhoria dos recursos humanos das empresas da região e que os empresários, e seus trabalhadores, devem apostar, cada vez mais, neste instrumento de qualificação.

 

O plano de formação da ACIAB tem uma vasta oferta formativa de forma a facilitar o cumprimento da legislação em vigor, em que cada trabalhador efetivo tem direito a um número mínimo de 35 horas de formação anuais. A formação é gratuita e os formandos têm como regalias cumprir o código de trabalho, subsídio de alimentação e certificado de formação.

 

As inscrições para a formação podem ser feitas no site da ACIAB, em www.aciab.pt, nas instalações da ACIAB, em Arcos de Valdevez ou Ponte da Barca, ou pelos telefones 258 521 473 e 258 454 524.

 


simulacro_1

 

simulacro_2

 

simulacro_3

 

simulacro_4

 

simulacro_5

 

simulacro_6

 

simulacro_7

 

simulacro_8

 

simulacro_9

Grupo de formação

 

Temos 2625 visitantes e 0 membros em linha