associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Segurança Social disponibiliza pagamento de contribuições por débito direto

in Notícias Gerais
Criado em 28 junho 2012

Os trabalhadores independentes ou abrangidos pelo Seguro Social Voluntário já podem pagar as contribuições de modo simples e cómodo, através de débito direto na sua conta bancária, bastando para isso que efetuem a adesão ao serviço através da Segurança Social Direta.

Em comunicado, a Segurança Social informa que a adesão ao pagamento de contribuições por débito direto é efetuada no serviço Segurança Social Direta (SSD), através da celebração de contrato de adesão e do preenchimento da autorização de débito em conta.

 

O acesso à SSD é efetuado através de palavra-chave ou com o Cartão de Cidadão. A autorização de débito em conta é feita automaticamente na SSD e está sempre sujeita à aceitação ou recusa por parte do banco do contribuinte, sendo posteriormente comunicada a decisão ao contribuinte por mensagem através da SSD.

 

As adesões efetuadas até ao dia 30 de cada mês ficam ativas no mês seguinte. O contribuinte recebe na SSD uma mensagem com a data e o valor a cobrar, até ao terceiro dia útil de cada mês. A data da cobrança (data em que é efetivamente retirado o dinheiro da conta) será o dia 20 de cada mês ou o dia útil seguinte, quando aquele dia seja sábado, domingo ou feriado. O montante do débito direto é sempre referente ao mês em questão.


Se o contribuinte tiver meses em atraso ou juros em dívida, terá de efetuar os pagamentos pelos meios já existentes (Multibanco, CTT ou tesouraria da Segurança Social) e, quando se verificar a impossibilidade de cobrança por débito direto durante três meses seguidos, a Segurança Social cancela a adesão ao serviço, comunicando esse facto por mensagem através da SSD.

 

 

 

Fonte: www.portaldocidadao.pt