Se perdeu ou lhe roubaram a carteira, recomendamos que faça o seguinte:
- Cancele ou suspenda os cartões bancários
- Tente recuperar os cartões e documentos junto dos locais onde a perda ou roubo aconteceu (pode usar, se aplicável, a página dos Perdidos e Achados do Ministério da Administração Interna)
- Faça uma lista dos documentos em falta
- Dirija-se a uma esquadra da polícia para participar a perda ou roubo
- Cancele ou comunique os outros cartões perdidos ou roubados
- Renove ou peça a segunda via dos documentos.
Comunicar e cancelar os cartões perdidos ou roubados
Comece por fazer uma lista dos documentos em falta e dirija-se a uma esquadra da polícia assim que possível. Guarde a respetiva participação da ocorrência.
Consulte a página de Perdidos e Achados do Ministério da Administração Interna, onde pode pesquisar documentos entregues às forças de segurança.
Cartões bancários
A maior parte dos bancos tem um número específico para o cancelamento de cartões bancários, que deve ser feito imediatamente. Como alternativa, pode contactar a SIBS (Sociedade Interbancária de Serviços) através do número 808 201 251 ou (+351) 217 918 780, se estiver no estrangeiro.
Títulos de transporte
No caso dos títulos de transporte, muitos operadores dispõem de um departamento de perdidos e achados. Caso não seja possível reaver o passe ou título, deve informar o operador sobre a perda do mesmo, para que seja anulado.
Prevenir roubo de identidade
Para evitar situações de roubo de identidade relacionados com fraudes financeiras, o titular ou alguém que o represente podem fazer a comunicação ao Banco de Portugal através do formulário online para comunicar extravio de documentos de identificação. Deve ser sempre anexada a queixa feita à polícia.
A comunicação ao Banco de Portugal abrange os seguintes documentos:
- Cartão de Cidadão
- Bilhete de Identidade
- Passaporte
- autorização ou título de residência
Saiba mais sobre perda ou roubo de documentos na página do Banco de Portugal.
Cancelar e renovar um Cartão de Cidadão perdido ou roubado
Cancelamento do Cartão de Cidadão
O próximo passo será o cancelamento do Cartão de Cidadão, que pode ser feito online no prazo de 10 dias depois da perda ou furto.
O cancelamento pode também ser feito pelo telefone, através do contacto com a Linha Cartão de Cidadão (+351) 210 990 111, que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Caso opte pelo atendimento presencial, consulte o Mapa de Cidadão para encontrar o balcão de atendimento mais próximo.
Renovação do Cartão de Cidadão perdido ou roubado
O pedido de renovação do Cartão de Cidadão pode ser feito online no caso de perda, destruição, roubo ou furto.
Caso opte pelo atendimento presencial, consulte a página agendar um serviço relacionado com o Cartão de Cidadão.
Pedir a 2ª via da carta de condução
A segunda via da carta de condução pode ser pedida online ou presencialmente. Consulte a página pedir a segunda via da carta de condução para mais informações.
Caso opte pelo atendimento presencial, consulte a página agendar um serviço relacionado com a carta de condução.
Pedir a 2ª via do Documento Único Automóvel
A segunda via do documento único automóvel pode ser pedida online ou presencialmente. Consulte a página pedir a segunda via do documento único automóvel para mais informações.
Pedir a 2ª via de outros documentos (ADSE, ACP, CESD)
Cartão de beneficiário da ADSE
A segunda via do cartão de beneficiário da ADSE pode ser pedida presencialmente ou por correio. Consulte a página pedir a segunda via do cartão de beneficiário da ADSE para mais informações.
Cartão de Sócio ACP
A segunda via do cartão de sócio ACP pode ser pedida pelo telefone ou presencialmente. Consulte a página pedir a segunda via do cartão de sócio ACP para mais informações.
Cartão Europeu de Seguro de Doença
Pode pedir à instituição de Segurança Social ou ao subsistema de saúde que o abrange para que seja enviado por e-mail um Certificado Provisório de Substituição (CPS).
Encontre o Espaço Cidadão mais próximo para fazer a renovação presencial ou pedido de segunda via dos documentos.
Balcão Perdi a Carteira
O Balcão Perdi a Carteira funciona exclusivamente por agendamento na Loja de Cidadão das Laranjeiras.
Para usar este balcão precisa de tratar, pelo menos, de dois dos seguintes documentos:
- Cartão de Cidadão
- Carta de Condução
- Documento Único Automóvel
- Cartão ADSE
- Cartão ACP
O Balcão Perdi a Carteira funciona nos dias úteis das 8h30 às 19h e sábados das 10h às 14h. O agendamento é obrigatório e deve ser feito através do número 300 003 990 ou 210 489 010 (dias úteis das 9h às 18h).
Fonte: eportugal.gov.pt