associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Inflação - o que é

in Notícias Gerais
Criado em 01 março 2024

A inflação é a subida generalizada e continuada de preços dos bens e serviços consumidos pelas famílias.

Existe inflação quando os preços dos bens (como a alimentação ou o vestuário) e serviços (como os transportes ou as comunicações) que as famílias adquirem aumentam e esse aumento é geral e persistente.

Por exemplo, uma taxa de inflação de 2% significa que os preços em geral estão 2% mais altos do que no ano anterior. Um cabaz de compras das famílias que, há um ano, custava 100 euros passa a custar 102 euros.

 

Como se mede a inflação?

A taxa de inflação é a variação, ao longo do tempo, do custo de um cabaz de bens e serviços habitualmente consumidos pelas famílias residentes em Portugal. As quantidades de bens e serviços consideradas no cabaz são representativas da sua importância no consumo da população residente em Portugal, e o custo desse cabaz é, assim, representativo dos gastos das famílias.

O custo do cabaz é habitualmente apresentado sob a forma de um índice de preços: o índice de preços no consumidor (IPC). Todos os meses, o IPC é calculado como uma média dos preços dos bens e serviços incluídos no cabaz, ponderados pelo seu peso no cabaz. 

 

Com base no IPC, calculam-se as seguintes taxas:

  • Taxa de inflação homóloga— variação do IPC entre o mês corrente e o mesmo mês do ano anterior. É utilizada para medir a evolução da inflação em relação ao mesmo período do ano anterior. Por exemplo, uma taxa de inflação homóloga de 3% em abril significa que os preços aumentaram 3% em relação a abril do ano anterior;

 

  • Taxa de inflação mensal— variação do IPC entre o mês corrente e o mês anterior (variação em cadeia). É utilizada para medir a inflação mês a mês. Por exemplo, uma taxa de inflação mensal de 0,5% em abril significa que os preços aumentaram 0,5% em relação a março desse ano;

 

  • Taxa de inflação média— média da variação do IPC dos últimos 12 meses relativamente à média dos 12 meses imediatamente anteriores. É utilizada para medir a inflação do ano. Por exemplo, uma taxa de inflação de 4% significa que, em média, os preços de um ano foram 4% superiores aos do ano anterior.

Fonte: Banco de Portugal