associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

id.gov.pt: CC, DUA e outros documentos numa carteira digital

in Notícias Gerais
Criado em 30 outubro 2023

Lançada em 2019, a aplicação oficial do Estado permite não só a consulta e armazenamento dos documentos, como também a validação da identidade perante autoridades e serviços, através de QR code.

Quem nunca se esqueceu em casa da carteira com todos os documentos essenciais? Para prevenir estas situações e evitar regressos inconvenientes ao domicílio ou até as indesejadas multas, foi lançada em 2019 a aplicação (app) id.gov.pt que permite o acesso, de forma simples, aos documentos digitais emitidos pelo Estado Português. Na app pode guardar e consultar vários cartões, como o Cartão de Cidadão (CC) a Carta de Condução, ou o Documento Único Automóvel (DUA).

Além das funcionalidades de visualização, a id.gov.pt permite a partilha de dados dos documentos, com a validação a ser feita por QR code, disponível no menu principal. A aplicação é gratuita e está disponível na App Store (iOS) e Google Play Store (Android.)

Esta carteira digital tem ainda espaço para outros documentos essenciais: o Cartão da ADSE, Cartão de Funcionário, Cartão Digital da Defesa, Cartão de Antigo Combatente, Cartão Único Portuário, Cartão ADM [Assistência na Doença aos Militares) e Cartão Jovem.

A aplicação possibilita descarregar as informações em PDF para que as possa partilhar com qualquer entidade. Se precisar, por exemplo, de um comprovativo de morada, não precisa levar uma cópia da fatura da água ou da energia, uma vez que através da id.gov.PT pode facilmente comprovar a sua morada.  Basta exportar o seu CC, ativando a opção morada, e é gerada automaticamente uma certidão digital em PDF que poderá partilhar com terceiros.

A certidão digital tem a assinatura digital qualificada, reconhecida e certificada pelo Estado Português.

Depois de instalar e iniciar a aplicação, é-lhe pedido que:

  1. Leia e aceite os Termos e Condições;
  2. Defina e confirme o código de acesso (4 dígitos);
  3. A fase seguinte é a seleção dos cartões que quer carregar. Pode fazê-lo individualmente ou selecionar todos os cartões disponíveis. É-lhe então solicitada a sua Chave Móvel Digital (CMD). Insira o número de telemóvel e o PIN associados;
  4. Receberá um SMS com um código de segurança que deverá inserir na app, aguardando que o (s) cartão(ões) selecionados sejam carregados;
  5. Concluído o processo, os cartões passam a estar disponíveis na app, em qualquer altura e em qualquer lugar;
  6. Cada documento tem um QR code associado, que poderá mostrar quando lhe pedirem a identificação. A entidade que solicitar os documentos também recorrerá à id.gov para validar os documentos.

A app id.gov.pt funciona em modo offline (sem ligação à internet) ou online, e é válida em Portugal. 

Se ainda não tem Chave Móvel Digital, pode ativar a mesma na app autenticacao.gov, online no site ou num dos balcões de atendimento disponíveis.

 

Fonte: irn.justica.gov.pt