associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

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Exemplos de cartas de reclamação prontos a usar

in Notícias Gerais
Criado em 09 maio 2023

Pretende apresentar uma reclamação por escrito?

Consulte a nossa minuta de carta de reclamação genérica e os exemplos mais específicos prontos a usar e siga as indicações para os adaptar de forma simples ao seu caso pessoal.

 

Minuta de carta de reclamação genérica

[Nome e morada do remetente]

[Nome e morada do destinatário]

[Localidade e data]

Carta registada com aviso de receção

Assunto: Reclamação sobre [identificar de forma muito resumida o assunto da carta]

Exmo.(s) Senhor(es),

No passado dia..., dirigi-me ao estabelecimento/serviço e adquiri/contratei um bem/serviço de... [descrever o bem/serviço/procedimento]. Porém, fiquei extremamente insatisfeito com... a qualidade/preço/função/atendimento que não correspondeu ao que seria

expectável.

[Descrever detalhadamente todos os factos: o que lhe desagradou, locais, pessoas intervenientes, datas, valores, números de registo, códigos, etc.]

Toda esta situação causou-me... [descrever a forma como a situação o afetou, os prejuízos que lhe causou, as consequências, etc.], conforme documentos comprovativos que anexo [junte cópias de toda a documentação que comprova os factos, caso se aplique].

Assim, venho por este meio solicitar que V.Exª/a empresa/o serviço tome todas as medidas necessárias para... [indicar o que pretende obter com a reclamação].

Aguardo resposta no prazo de... /o mais breve possível [indicar contacto, caso queira ser contactado por outra via]

Sem mais de momento, subscrevo-me com os melhores cumprimentos,

[assinatura]

 

Reclamação por serviço mal prestado

[Nome e morada do remetente]

[Nome e morada do destinatário]

[Localidade e data]

Carta registada com aviso de receção

Assunto: Reclamação por serviço prestado

Exmos. Senhores,

No passado dia ... contratei os vossos serviços de ... [indicar a natureza do serviço] para reparação de ... [indicar o objetivo do serviço]. No dia ... [indicar a data em que o serviço foi prestado], pelas ... horas, o vosso técnico, sr. ... [nome do técnico], deslocou-se a minha casa/minhas instalações para proceder à intervenção contratada. Segundo a folha de obra/requisição de trabalho que me foi entregue, a reparação terá consistido em ... [descrever os pormenores da intervenção e peças usadas, se possível]. Porém, nos dias seguintes o problema/avaria persistia, o que denota a total incapacidade da vossa parte para cumprirem com o que foi acordado.

Ao contactar a vossa empresa para relatar o que tinha sucedido, fui informado pelo vosso funcionário, sr.... [nome do funcionário], que o serviço tinha sido dado como concluído com sucesso e que tinha sido emitida a fatura nº... , com data de... , relativa à reparação e deslocação do técnico, no valor de ... euros.

Assim, venho por este meio manifestar o meu profundo desagrado com esta situação, uma vez que estão a cobrar por um serviço que não resolveu o problema para o qual foram contratados e exigir a anulação da fatura ou a reparação efetiva de... [objetivo do serviço] com a maior urgência.

Agradeço informação sobre as medidas que vão tomar para resolver este assunto no prazo de ... dias ou serei forçado a usar outros meios para fazer valer os meus direitos enquanto consumidor.

Sem mais de momento,

[assinatura]

 

Reclamação a um hospital

[Nome e morada do remetente]

[Nome e morada do destinatário]

[Localidade e data]

Carta registada com aviso de receção

Assunto: Exposição por cuidado de saúde negligente no Hospital [nome do hospital]

Exmos. Senhores,

Eu, [nome completo], portador do cartão de cidadão nº ... , residente em ... , venho por este meio expressar a minha profunda insatisfação com os serviços prestados no Hospital ... [nome do hospital].

No dia... [data do atendimento], pelas ... horas, dirigi-me ao serviço de... [nome do serviço], no piso ... , para... [descrever o tipo de cuidado de saúde - consulta, exame, cirurgia, etc.] da especialidade de... . Após um período de espera de ... , fui atendido por ... [identificar o(s) interveniente(s)] e sucedeu... [descrever o acontecimento que gerou a insatisfação].

Como entendo que esta situação é inadmissível e não se coaduna com o que é esperado de um serviço de saúde de qualidade, solicito que sejam tomadas medidas para... [indicar o que pretende obter com a reclamação].

Junto documentação comprovativa do(s) facto(s) exposto(s) e informo que enviarei cópia da presente exposição à ERS - Entidade Reguladora da Saúde.

Agradeço desde já a atenção e aguardo uma resposta por parte do hospital.

Atenciosamente,

[assinatura]

 

Reclamação a vizinhos barulhentos

[Nome e morada do remetente]

[Nome e morada do destinatário]

[Localidade e data]

Carta registada com aviso de receção

Assunto: Ruído em excesso

Exmo. Senhor,

Sou o seu vizinho do... [número/andar/fração] e venho por este meio pedir que cesse o ruído que tem feito de forma repetida nos últimos [dias/semanas/meses], no período das .... às .... horas. Pela frequência e intensidade do ruído, bem como do horário em que ocorre, há uma perturbação do direito ao descanso, meu e da minha família, que consideramos intolerável.

Apesar de lhe ter manifestado pessoalmente o meu desagrado com a situação e ter pedido que cessasse o ruído, o problema persiste. Como tal, vejo-me forçado a formalizar o meu pedido por escrito.

Caso não mude o seu comportamento, estou na disposição de fazer valer os meus direitos recorrendo às autoridades policiais ou à via judicial, se for necessário.

Sem outro assunto de momento,

[assinatura]

 

Reclamação à Câmara Municipal

[Nome e morada do remetente]

[Nome e morada do destinatário]

[Localidade e data]

Carta registada com aviso de receção

Assunto: Reclamação por danos causados por buraco na via pública

Exmo(a). Senhor.(a) Presidente da Câmara Municipal de ... [localidade],

Venho por este meio manifestar a minha indignação e apresentar reclamação a respeito dos danos causados por um buraco na rua ... [descreva o local exato onde se encontra o buraco].

No dia ... o meu veículo sofreu danos significativos ao passar sobre este buraco que não estava sinalizado ou protegido, com grande prejuízo material e risco à segurança.

Sendo uma via pública cuja manutenção é da responsabilidade da Câmara Municipal, solicito a V. Exª que proceda às diligências necessárias ao ressarcimento dos danos causados à minha viatura, bem como à reparação imediata do buraco, para segurança dos munícipes e transeuntes daquela rua.

Junto auto de ocorrência policial e documentos da despesa de reparação que comprovam o ocorrido e o valor do prejuízo causado.

Aguardo decisão favorável.

Sem mais de momento, subscrevo-me com os melhores cumprimentos,

[assinatura]

 

Reclamação à Junta de Freguesia

[Nome e morada do remetente]

[Nome e morada do destinatário]

[Localidade e data]

Carta registada com aviso de receção

Assunto: Reclamação por falta de limpeza e manutenção de parque infantil

Exmo.(a) Senhor. (a) Presidente da Junta de ... [localidade],

Venho por este meio manifestar a minha indignação e apresentar reclamação enquanto freguês(a) e enquanto pai (mãe) pelo estado de degradação em que se encontra o parque infantil de ... [descreva o local exato onde se encontra o parque].

Os equipamentos estão partidos, com peças metálicas soltas e ferrugentas, a vedação está danificada e está infestado de ervas daninhas, o que constitui um sério risco à integridade física das crianças que o frequentam.

Este espaço tem uma grande importância para a comunidade, especialmente para as crianças e é responsabilidade da Junta de Freguesia zelar pela manutenção e conservação dos espaços públicos.

Assim, solicito que sejam tomadas as providências necessárias para a reparação e limpeza do parque infantil e a colocação de vedação que garanta a segurança de todos o mais breve possível

Aguardo informação sobre as medidas que serão tomadas.

Sem mais de momento, subscrevo-me com os melhores cumprimentos,

[assinatura]

 

Reclamação por perda de bagagem

[Nome e morada do remetente]

[Nome e morada do destinatário]

[Localidade e data]

Carta registada com aviso de receção

Assunto: Extravio de bagagem

Exmos. Senhores,

No passado dia ... [indicar data do voo], embarquei no voo da vossa companhia com o número... [identificar o voo], de ... [origem] para ... [destino], com partida às ... horas e chegada às ... horas, tendo entregue ao vosso cuidado a minha bagagem que foi identificada com o código ... [indicar código atribuído à bagagem no aeroporto].

Perante a falta da minha bagagem no aeroporto de ... [indicar aeroporto do destino], dirigi-me ao balcão da vossa companhia no local e, apesar dos esforços dos vossos funcionários, não foi possível localizar a bagagem nem averiguar se se perdeu na origem ou no destino do voo.

Além do enorme transtorno que a situação me causou, tive de suportar despesas no valor de ... euros em ... [nome do local de destino], conforme documentos comprovativos que anexo [juntar todos os comprovativos de despesas no destino relacionadas com a perda de bagagem]. Perdi também bens de grande valor pessoal e outros objetos que somam um total de ... euros, conforme lista que anexo [juntar lista descritiva com todos os bens perdidos e respetivos valores].

Pelo exposto, solicito que a ... [nome da companhia aérea] assuma a sua responsabilidade pelo ocorrido e me indemnize pelos prejuízos sofridos.

Aguardo decisão favorável no prazo de 15 dias. Caso não respondam neste prazo irei recorrer à via judicial.

Sem mais de momento, subscrevo-me com os melhores cumprimentos,

[assinatura]

 

Reclamação por extravio de encomenda

[Nome e morada do remetente]

[Nome e morada do destinatário]

[Localidade e data]

Carta registada com aviso de receção

Assunto: Extravio de encomenda

Exmos. Senhores,

No dia ... dirigi-me à estação de correios de ... [indicar local] e procedi ao envio de uma encomenda registada, à qual foi atribuído o código ... [inserir o código da encomenda que será semelhante a RD123456789PT], tendo como destinatário(a) ... [indicar nome da pessoa a quem dirigiu a encomenda], residente em ... [morada do destinatário].

Fui informado pelo(a) destinatário(a) que a encomenda não lhe foi entregue, pelo que voltei à estação de correios de ... [indicar local] no dia ... pelas ... horas e fui atendido pelo(a) sr.(a) ... [nome do funcionário da estação de correios] que afirmou que a mesma se teria extraviado.

Assim, solicito que V. Exªs procedam imediatamente à localização da encomenda e sua entrega ou, na impossibilidade de a localizar, me efetuem o pagamento do valor correspondente aos itens enviados.

Aguardo resposta com a maior brevidade para ... [indique as suas informações de contacto].

Atenciosamente,

[assinatura]

 

Dicas para escrever uma carta de reclamação assertiva

De preferência use um computador ou uma máquina de escrever, especialmente se a sua caligrafia não for fácil de ler.

Seja objetivo e conciso na sua exposição, use um tom educado, adequado ao destinatário e uma linguagem cuidada.

A carta pode seguir a seguinte estrutura básica:

1) Introdução

Identifique-se e descreva o motivo pelo qual está a escrever.

2) Descrição do problema

Descreva os pormenores e inclua toda a informação relevante como data, local, intervenientes (nomes ou designação social, moradas, contactos) e outros detalhes importantes para o esclarecimento dos factos.

3) Impacto

Explique como o sucedido o afetou e porque é importante reverter as consequências que daí resultaram.

4) Conclusão

Indique claramente o que pretende obter da outra parte com a sua reclamação.

Termine de forma cordial solicitando resposta e assine.

Junte cópias de toda a documentação que comprova os factos ou os seus direitos e guarde os originais.

Leia cuidadosamente a carta para se certificar de que escreveu tudo o que pretendia e que todos os dados estão corretos.

A carta deve ser enviada registada com aviso de receção para ficar com uma prova de que chegou ao destinatário. Pode também entregar em mãos, mas deve garantir que o destinatário coloca a data da receção, carimba e assina uma cópia que deverá guardar como comprovativo de entrega ou, perante a recusa de assinatura, levar duas testemunhas.

Fonte: economias.pt, 8/5/2023