associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Escolha o seu idioma

Como as pequenas empresas podem poupar dinheiro no primeiro de atividade

in Notícias Gerais
Criado em 16 março 2023

Existem pequenos detalhes em que as empresas podem apostar para pouparem dinheiro no primeiro ano de atividade.

Nesse sentido, o Shopify blog listou um conjunto de dicas a considerar para quem esteja a pensar avançar com o seu próprio negócio:

  • Não abdique do planeamento financeiro
    O primeiro passo para atingir as suas metas passa por anotá-las. Apesar de parecer uma atitude óbvia, muitos empreendedores consideram no início o processo de redigir um plano financeiro excessivo ou desnecessário.

 

  • Expanda a sua rede de contactos
    Quanto maior for a sua rede profissional, melhor, sendo que cada pessoa pode ser um potencial consultor, cliente ou parceiro. No início, pode ajudá-lo a reduzir custos.

 

  • Familiarize-se com ferramentas e aplicações gratuitas
    Opte por não contratar funcionários ou comprar softwares caros antes de experimentar algumas ferramentas e saber exatamente o que procura. Nos primeiros dias, concentre-se apenas em experimentar, ver o que funciona e o que não funciona e repita.

 

  • Invista na pesquisa do produto e valide a sua ideia
    Caso esteja a produzir o seu próprio produto, deverá passar a maior parte do primeiro ano a investir em investigação e desenvolvimento. Depois de ter um protótipo, será preciso validar o mesmo com outras pessoas. A validação do produto garante que está a criar um produto que as pessoas desejam e pelo qual irão pagar.

 

  • Mantenha o orçamento de marketing baixo e acompanhe-o com atenção
    O marketing de startups é complicado, especialmente se os recursos e a experiência forem limitados; mesmo que os recursos não sejam limitados, injetar dinheiro em anúncios pagos não garante as vendas.

 

  • Compreenda a sua estratégia de envio
    Os negócios mais pequenos estão a ser pressionados para se manterem competitivos com empresas como a Amazon, numa altura em que é recorrente que os envios sejam gratuitos. Normalmente, os proprietários de pequenas empresas precisam de negociar as suas taxas com cada operadora individualmente.

Fonte: executivedigest.sapo.pt, 16/3/2023