Existem pequenos detalhes em que as empresas podem apostar para pouparem dinheiro no primeiro ano de atividade.
Nesse sentido, o Shopify blog listou um conjunto de dicas a considerar para quem esteja a pensar avançar com o seu próprio negócio:
- Não abdique do planeamento financeiro
O primeiro passo para atingir as suas metas passa por anotá-las. Apesar de parecer uma atitude óbvia, muitos empreendedores consideram no início o processo de redigir um plano financeiro excessivo ou desnecessário.
- Expanda a sua rede de contactos
Quanto maior for a sua rede profissional, melhor, sendo que cada pessoa pode ser um potencial consultor, cliente ou parceiro. No início, pode ajudá-lo a reduzir custos.
- Familiarize-se com ferramentas e aplicações gratuitas
Opte por não contratar funcionários ou comprar softwares caros antes de experimentar algumas ferramentas e saber exatamente o que procura. Nos primeiros dias, concentre-se apenas em experimentar, ver o que funciona e o que não funciona e repita.
- Invista na pesquisa do produto e valide a sua ideia
Caso esteja a produzir o seu próprio produto, deverá passar a maior parte do primeiro ano a investir em investigação e desenvolvimento. Depois de ter um protótipo, será preciso validar o mesmo com outras pessoas. A validação do produto garante que está a criar um produto que as pessoas desejam e pelo qual irão pagar.
- Mantenha o orçamento de marketing baixo e acompanhe-o com atenção
O marketing de startups é complicado, especialmente se os recursos e a experiência forem limitados; mesmo que os recursos não sejam limitados, injetar dinheiro em anúncios pagos não garante as vendas.
- Compreenda a sua estratégia de envio
Os negócios mais pequenos estão a ser pressionados para se manterem competitivos com empresas como a Amazon, numa altura em que é recorrente que os envios sejam gratuitos. Normalmente, os proprietários de pequenas empresas precisam de negociar as suas taxas com cada operadora individualmente.
Fonte: executivedigest.sapo.pt, 16/3/2023