associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

10 desafios que as empresas devem enfrentar para crescer

in Notícias Gerais
Criado em 14 março 2023

As empresas encontram-se num contexto global imprevisível que as obriga a navegar em águas inexploradas de forma cada vez mais habitual. Como fazê-lo?

New Times, New Rules: 10 desafios para tempos imprevisíveis”, é o nome do relatório da consultora LLYC que traz soluções para aproveitar o momento e melhorar a posição competitiva, ajustar a estratégia de marketing ou, até, fidelizar o talento.

 

Conheça os 10 desafios: 

Como aproveitar momentos complexos para melhorar a posição competitiva 

Ser dona da própria imagem é um dos desafios mais difíceis que as marcas enfrentam. Por isso, é essencial que as empresas adotem soluções avançadas de “intelligence” para medir o debate e o impacto das suas ações. Só desta forma poderão adaptar as suas estratégias às exigências do mercado e ficar um passo à frente dos seus concorrentes.

 

Como ajustar a estratégia de marketing sem perder o impacto 

Em tempos de crise e incerteza, as empresas são mais propensas a reduzir os seus orçamentos de marketing. No entanto, a realidade é que as empresas que mantiveram ou aumentaram os seus investimentos tiveram um maior sucesso comercial. Em 2021, 97,7% das organizações do S&P 500 e 75% do Ibex 35 que em 2020 aumentaram o orçamento destinado ao marketing, ultrapassaram as suas receitas de 2019.

 

Como enfrentar a hiper-regulação

A nível global, o setor empresarial encontrou o seu principal obstáculo nas leis que deveriam dar incentivos. A UE aprova uma média de 18 leis por dia e os CEOs da Améria Latina afirmam que a elevada regulamentação é a segunda maior ameaça ao crescimento das suas empresas, atrás do populismo. Perante este cenário, as empresas devem dar um passo em frente no diálogo público-privado e reclamar que as instituições as escutem.

 

Que talento é necessário e como o fidelizar num momento de incerteza 

O novo contexto na relação talento-empresa é marcado por fenómenos globais como a grande renúncia (Great resignation) que aumentou os índices de rotatividade nas empresas para mais de 20%, segundo a Gartner. As empresas já não escolhem: são os candidatos que escolhem onde trabalhar. Estes são tempos de inovação, de repensar o que fazer e de incorporar novas capacidades nas equipas de RH para abordar o futuro.

 

Como desenvolver líderes que façam a organização evoluir 

Os novos modelos de liderança baseados na escuta, que comunicam com a alma e que capacitam as equipas, são os únicos capazes de enfrentar as necessidades mais exigentes do futuro. O líder tem de gerar uma cultura empresarial de humanização do trabalho em que todos se sintam participantes e responsáveis por um projeto comum, para inspirar e gerar um impacto real no ambiente.

 

Como proteger o negócio em setores altamente expostos 

Se aprendemos algo nos últimos anos, foi a aceitar a plausibilidade de cenários tão improváveis como uma pandemia global ou uma guerra de invasão na Europa seguida de uma crise energética de âmbito planetário. No atual contexto de permacrise, o desafio não consiste em antecipar acontecimentos de risco pensando apenas em como atenuar os impactos negativos a curto prazo, mas sim como convertê-los em positivos no médio prazo.

 

Como navegar no debate numa sociedade tão polarizada 

Hoje, uma em cada quatro pessoas está exposta à polarização extrema. Mantendo-se esta tendência em 2040, este número subirá para 2 em cada 4. Segundo o estudo The Hidden Drug elaborado pela LLYC em 2022, tal como no caso de outras drogas existentes, a polarização tem efeitos sobre o indivíduo e sobre a sociedade. Temos a responsabilidade de criar esses espaços de conciliação para encontrar uma saída para esta situação.

 

Como permanecer relevante e influente num contexto complexo

A incerteza, a volatilidade e o ceticismo são ingredientes incontornáveis na gestão empresarial. Se conseguirmos focalizar-nos nas questões relevantes para os nossos grupos de interesse, dar resposta às preocupações sociais e estabelecer relações e criar alianças com comunidades-chave, poderemos ser relevantes e influentes num contexto emaranhado e convulso, mas cada vez mais desafiador e transformador.

 

Como converter a transformação num ativo de reputação

A verdadeira transformação e a sua conversão num ativo reputacional só serão obtidas trabalhando com um objetivo comum. É fundamental a escuta ativa, o desenvolvimento de uma narrativa próxima, simples e credível, e também a criação do orgulho da coparticipação no sucesso. O contexto exige que as empresas invistam numa cultura de engagement para que os colaboradores possam sentir, todos os dias, que o que fazem tem sentido e que existe um objetivo que realmente importa.

 

Como permanecer ligado aos clientes com menor poder de compra

Com um consumidor nervoso, será fundamental gerar estratégias baseadas nos dados e abordar com criatividade os componentes do modelo de negócio, colocando o utilizador no centro de tudo. Evidentemente, contando com aliados (fornecedores) para nos facilitar este caminho, com uma proposta de valor específica e que nos ajude a implementar as soluções de uma forma mais concreta e eficaz.

Fonte: lidermagazine.sapo.pt