associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Empreende XXI | Candidaturas abrem a 3 de abril

in Notícias Gerais
Criado em 14 março 2023

A medida tem como objetivo ajudar financeiramente na criação de empresas e na criação do próprio emprego, formação profissional, mentoria e consultoria especializadas na área do empreendedorismo.

Abrem a 3 de abril as candidaturas à Empreende XXI, a medida que apoia todas as pessoas inscritas no Instituto do Emprego e da Formação Profissional (IEFP) que queiram criar o seu próprio negócio.

Podem candidatar-se a este apoio pessoas que apresentem projetos de entidades privadas com fins lucrativos, cooperativas ou de trabalhadores independentes, com rendimentos empresariais ou profissionais.

O apoio que o Estado confere será pago em duas vezes e é de 85%, sendo 40% desse valor um subsídio não reembolsável e os restantes 45% num empréstimo sem juros. Os restantes 15% tratam-se de capitais próprios.

 

Pode haver um aumento no valor financiado de:

  • 15%, quando o projeto é promovido por uma pessoa de género sub-representado na profissão;
  • 25%, quando o projeto se localiza no interior do país;
  • 15%, quando se tratam de projetos reconhecidamente inovadores;
  • 2,5%, por posto de trabalho criado para contratos de trabalho sem termo e preenchido por desempregados inscritos no IEFP, até 12 postos de trabalhos criados;
  • 2,5%, por posto de trabalho criado para contratos de trabalho sem termo destinado a pessoas com qualificações superiores ao 12.º ano, ou em 5% para doutorados com o valor máximo de majoração de 15%. 

A medida Empreende XXI é executada pelo IEFP e pela Startup Portugal.

Fonte: iefp.pt, 10/3/2023