Como criar uma empresa, passo a passo
Criar uma empresa implica planeamento, organização e sacrifícios, por isso é sempre bom saber os passos essenciais para criar o seu próprio negócio.
Passando pela ideia, questões legais até começar a trabalhar conheça todos os passos para criar a sua empresa e se dedicar ao seu negócio:
Ideia
É essencial pensar bem na ideia e pensar bem o que quer oferecer na sua empresa. Devem ser ideias realistas, e deve estar pronto para trabalhar sobre elas. Deve colocar tudo por escrito para pensar melhor sobre tudo em suporte visual;
Que tipo de empresa?
Existem várias tipologias:
- Forma singular:
– Empresário em nome individual;
– Sociedade unipessoal por quotas;
– Estabelecimento individual de responsabilidade limitada.
- Forma coletiva:
– Sociedade por quotas;
– Sociedade anónima;
– Sociedade em nome coletivo;
– Sociedade em comandita;
– Cooperativa.
Informe-se bem para saber qual é a opção que melhor se adequa aos seus ao que deseja.
Análise de mercado
Analise bem o mercado para perceber se a sua ideia terá alguma recetividade. É aqui que tem de determinar o público-alvo e saber se precisam do produto que quer vender. Durante toda a vida da sua empresa observe o mercado porque este está sempre a mudar.
Faça um plano de negócios
Formalize o plano que fez inicialmente em papel e faça um plano de negócios passo a passo. Este plano vai ser o cartão de visita para possíveis investidores e clientes. Deve incluir a análise de mercado, o plano de investimentos, as fontes de investimento, o plano de tesouraria e rentabilidade, assim como os recursos humanos e materiais necessários.
Faça um plano de marketing
O marketing é uma ferramenta poderosa para espalhar a mensagem de uma empresa e desde o seu início tem de ser incluído. Se não for a sua área consulte uma agência de comunicação ou consultor. Tenha em conta os seguintes passos:
- Diagnóstico: análise da empresa e do mercado, da concorrência, oportunidades, clientes;
- Objetivos;
- Estratégia;
- Definição do marketing mix;
- Planos de ação.
O plano de marketing também deve inclui aspetos visuais: cores, logos, cartões e assinaturas de e-mail.
Financiamento
Analise bem como planeia financiar a sua empresa. Ao ter uma noção dos custos vai ter uma ideia clara de qual é a direção a tomar. Existem vários programas de empreendedorismo e microcrédito aos quais se pode candidatar bem como recorrer a investidores privados.
Espaço e orçamento mensal
Analise se necessita de um espaço físico e veja quais os custos. Aqui pode incluir tudo: Luz, água, internet, impostos mensais, rendas, televisão, telemóvel, software, material de papelaria, computadores, tablets, etc.
Faça uma lista detalhada, organize o orçamento inicial e o orçamento mensal.
Criação da empresa
Conclua todos os processos burocráticos. Felizmente hoje em dia já pode fazer grande parte das tarefas online.
Pode fazê-lo no Portal do Cidadão ou pessoalmente nos balcões Espaços Empresa (presentes, por exemplo, nas Lojas do Cidadão). Precisa dos seguintes documentos, que tem de solicitar previamente nos serviços correspondentes:
- Registo comercial;
- Inscrição na Segurança Social;
- Declaração do Início de Atividade nas Finanças;
- Certificado de Admissibilidade;
- Depósito do capital social;
- Pacto ou ato constitutivo de sociedade.
Comece a trabalhar no novo negócio
Depois de concluídos todos os passos só falta mesmo começar a trabalhar. Lembre-se que nos primeiros tempos pode ser necessário ajustar as metas e redefinir objetivos, não tenha medo e procure sempre o sucesso.
Fonte: executivedigest.sapo.pt, 25/1/2023