Enganos acontecem e, neste acaso, o melhor é não perder tempo e agir assim que detetar o erro.
Enganos acontecem, mas quando o assunto envolve dinheiro pode ser uma verdadeira dor de cabeça. O melhor é evitar o erro, mas se tal não for possível saiba que o melhor é não perder tempo.
"Se tal não for suficiente para impedir um erro, cancelar uma transferência bancária não é tarefa fácil, mas também não é totalmente impossível. O fator que mais conta nesta situação é o tempo", diz a DECO Proteste.
O que fazer?
De acordo com a organização de defesa do consumidor, "se o dinheiro ainda não tiver sido recebido pelo destinatário, pode solicitar que a operação seja cancelada".
Contudo, a "situação é mais complexa se o dinheiro já tiver chegado ao destino, pois deixa de ser um cancelamento, para passar a ser um pedido de devolução de dinheiro".
"Em qualquer caso, assim que detetar o erro, deve contactar o serviço de apoio ao cliente do seu banco. No caso de a transferência ter sido concluída, a devolução dependerá da autorização do destinatário. Se este recusar, resta-lhe tentar reaver o dinheiro em tribunal", explica a organização de defesa do consumidor.
Por norma, explica a DECO, "os bancos cobram um valor por estes serviços, que poderá oscilar entre os 15 e os 75 euros, dependendo do tipo de transferência e do estado da mesma à data do pedido. O valor pode variar muito entre instituições bancárias, pelo que convém consultar o preçário da sua".
Por isso, o melhor mesmo é ter muita atenção e o cuidado de "confirmar os dados do destinatário e os valores a transferir antes de concluir a operação".
Fonte: noticiasaominuto.com, 22/11/2022