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Cinco passos fundamentais para aumentar o engagement dos seus colaboradores

in Notícias Gerais
Criado em 21 novembro 2022

Numa altura em que se fala de questões como o quiet quitting, que põem em causa o bem-estar das pessoas e das empresas, criar boas rotinas dentro do local de trabalho deixou de ser opcional. Por isso, o Urban Sports Club mostra, em cinco passos, como aumentar o engagement dos colaboradores.

São estes:

  1. Investir na cultura da empresa
    Ao criar condições para uma cultura inclusiva, de transparência e resiliente, a empresa mostra aos colaboradores que se preocupa com a sua satisfação no local de trabalho, que os quer sempre atualizados com o que se passa na empresa e que conta com eles nos momentos mais complicados (e vice-versa). É possível fazê-lo, por exemplo, através de reuniões ou emails regulares de transmissão de notícias sobre o funcionamento da empresa, para que, assim, todos se sintam incluídos nas diferentes tomadas de decisões.

 

  1. Criação de comunidades
    A formação de comunidades nas equipas, que juntem pessoas com os mesmos gostos e interesses, poderá ser um ótimo passo para aumentar o engagement. Desde clubes desportivos, de leitura ou outros, estes grupos farão com que os colaboradores se encontrem fora do escritório e desenvolvam laços para além do contexto laboral. Através do Urban Sports Club, por exemplo, é possível oferecer aos colaboradores a oportunidade de se juntarem e experimentarem, em equipa, várias modalidades desportivas.

 

  1. Ofertas personalizadas
    Nem todos os colaboradores têm as mesmas necessidades e prioridades, e isso deve refletir-se nos benefícios. Um benefício, por muito interessante que possa parecer, não vai agradar necessariamente a todos da mesma forma. O one-size-fits-all poderá não ser a melhor opção. Uma forma de contrariar isso mesmo é realizar inquéritos regulares sobre quais os benefícios que os colaboradores mais necessitam e tomar uma decisão que afete a maioria.

 

  1. Feedback regular
    Dar feedback regular aos colaboradores mostra que a empresa se preocupa, não só com o seu trabalho, mas com o seu estado de espírito, com a sua carreira e com a sua vida pessoal. Uma palavra de reconhecimento de forma regular pode fazer toda a diferença no caminho profissional de um colaborador, que irá sentir que a empresa olha para o seu bom desempenho e reconhece o seu trabalho. O mesmo acontece quando algo corre mal: uma palavra de encorajamento é essencial para que o colaborador que cometeu erros possa dar a volta por cima.

 

  1. Valorizar os recursos humanos através da formação profissional
    Investir em formação profissional é cada vez mais um passo decisivo na valorização dos Recursos Humanos de uma empresa. A aposta na formação profissional é um investimento com retorno. A especialização numa área específica é uma mais-valia na execução do seu trabalho e permitirá ao colaborador agarrar futuras oportunidades de carreira, enquanto é consciente do papel que a empresa tem na sua valorização profissional, aumentando assim o seu engagement com a mesma.

Fonte: hrportugal.sapo.pt, 21/11/2022