associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

VAL (Valor Atual Líquido): o que é, fórmula e como calcular

in Notícias Gerais
Criado em 27 outubro 2022

O VAL, Valor Atual Líquido, é um indicador muito utilizado pelos analistas financeiros e investidor com vista a viabilizar ou não um projeto de Investimento, através dos cash flows atualizados.

 

Cálculo

O VAL é calculado da seguinte fórmula matemática:

Onde os CF são os cash flows, N é o número de anos do projeto, K é o período e o TA é a taxa de atualização.

 

Caso o VAL for:

  • Inferior a zero- o projeto não é viável e deve ser rejeitado ou reajustado, pois os cash flows gerados não permitem cobrir o investimento e nem retribuir o mínimo exigido pelos investidores.

 

  • Igual a zero - O projeto é economicamente viável, visto que o VAL consegue cobrir o investimento inicial e os investidores obtêm o retorno do mínimo exigido, entretanto há que ter muito cuidado com o projeto visto que tem grande probabilidade de se tornar inviável.

 

  • Superior a zero – deve-se aceitar o projeto pois é economicamente viável e os cash flows gerados cobrem o investimento inicial e ainda gerem um excedente financeiro e ainda os investidores terão o retorno exigido.

 

Existem duas formas de determinar o VAL:

  • A preços constantes - ao qual não são consideradas a inflação, partindo do pressuposto que os preços mantêm-se constantes ao longo do tempo;

 

  • A preços correntes - é considerado a inflação em todas as rubricas com a exceção das amortizações.

Fonte: economias.pt, 15/10/2022