Visa e MasterCard são as duas mais populares redes de pagamento com presença global.
É rara a carteira que não possui um cartão de débito ou de crédito com o logótipo de uma destas duas redes.
Na prática, as diferenças são pouco significativas.
Semelhanças entre Visa e MasterCard
A Visa e MasterCard são duas redes de pagamento americanas, que gerem e processam transações no mundo inteiro, sejam elas feitas por cartão de crédito, cartão de débito ou cartões pré-pagos.
Estas são as 2 maiores redes de pagamento mundiais. Globalmente, existem 3,9 biliões de cartões Visa e 2,4 biliões de cartões MasterCard em circulação.
Ambas as formas de pagamento estão estabelecidas em mais de 200 países, sendo as mais aceites no mundo inteiro pelos comerciantes.
A concorrência entre ambas é feroz, e reside na captação do maior número possível de contratos com instituições financeiras.
Depois, são os bancos e outras entidades de crédito (e não a Visa ou MasterCard) que emitem os cartões de débito, crédito ou pré-pagos. A bandeira, ou o logótipo, que virá no cartão atribuído pelo banco depende apenas da entidade com quem ele tem contrato, se é com a Visa ou com a MasterCard.
Se, por acaso, pretende um MasterCard, mas o seu banco habitual trabalha com a Visa, terá que abrir conta num outro banco que trabalhe com a MasterCard.
Não havendo preferências ou necessidades especiais, na esfera do cliente bancário, enquanto consumidor, ter cartões Visa ou MasterCard é praticamente indiferente.
Tanto uma como outra oferecem algumas regalias, tanto maiores quanto mais premium forem os clientes (cartões dourados ou cartões platina). Desde pontos de fidelidade que se podem converter em acesso privilegiado a concertos, eventos desportivos, ou viagens, até aos mais triviais descontos em gasolineiras, podem estar presentes nos dois tipos de cartões.
Se estes benefícios forem importantes, deve abrir conta num banco que tenha contrato com a marca que lhe dá os benefícios pretendidos. Se não são assim tão importantes, o cuidado deve virar-se para os custos associados a cada cartão, que são definidos pelo banco e não pela Visa ou MasterCard.
Diferenças entre Visa e MasterCard
As principais diferenças entre Visa e MasterCard não advêm do facto de o cartão ser Visa ou MasterCard, mas sim do banco que emite os cartões e das condições financeiras que oferece ao cliente.
Caberá ao cliente bancário decidir quais os serviços ligados ao cartão que pretende e, depois, escolher o banco que lhe oferece melhores condições ao nível de taxas de juro (TAEG), custo da anuidade e outras comissões. Deve ainda ter em conta que estas condições vão depender muito do perfil do cliente, designadamente do património, tipo e quantidade de produtos financeiros subscritos nesse banco.
As diferenças entre ambos os cartões podem estar sobretudo nas taxas pagas pelos comerciantes, ou retalhistas, e não no consumidor final. Embora essas taxas tenham sido niveladas entre comerciantes europeus e americanos, a verdade é que em tempos não foi assim. Os comerciantes europeus pagavam taxas mais elevadas nas transações com a MasterCard do que os comerciantes americanos. Talvez isso explique porque alguns comerciantes europeus não aceitam ainda cartões MasterCard.
Antes de viajar para um país europeu, faça alguma pesquisa sobre o nível de aceitação do cartão MasterCard no comércio. No que se refere aos cartões Visa, não é comum encontrar um comerciante europeu que não o aceite.
Fonte: economias.pt/25/10/2022