associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Escolha o seu idioma

Como nomear um representante fiscal em Portugal (e alterar)

in Notícias Gerais
Criado em 18 outubro 2022

Se vai emigrar para um país fora da UE ou do Espaço Económico Europeu, terá de nomear um representante fiscal em Portugal. A nomeação de representante fiscal pode ser feita online no Portal das Finanças

Nomeação de representante fiscal

O processo de nomeação de representante requer a senha de identificação do Portal das Finanças do representante e do representado. Será necessário aceder ao Portal das Finanças e:

  1. Escolher as opções “Serviços Tributários” > “Cidadãos” > “Entregar” > “Nomeação de representante”;
  2. Entrar com a senha pessoa;
  3. Selecionar a opção “Nomear”;
  4. Em “Iniciar”, o sujeito passivo pode começar a nomeação de um representante, quando ainda não existe um representante registado na AT. Em “Alterar”, o sujeito passivo pode mudar uma representação já existente.
  5. Depois da identificação do representante e do carácter da representação, deve-se confirmar o início da nomeação do representante.

Após a confirmação por parte do representado surge uma lista onde consta a identificação dos representantes para os quais estão iniciados processos de nomeação.

Confirmação pelo representante fiscal

Depois destes passos, quer se trate de início ou de alteração de representante, a AT envia uma carta ao representante fiscal, com um código de confirmação. Este tem de ser inserir o código recebido no Portal das Finanças, se efetivamente desejar ser nomeado como representante.

O representante deve entrar no Portal das Finanças com a senha pessoal e escolher as opções “Serviços Tributários” > “Cidadãos” > Entregar > “Nomeação de representante”. Depois deve selecionar “Confirmar” e inserir o código recebido, clicando por fim em “Enviar”.

Caso não deseje tornar-se representante, então deve selecionar “Rejeitar”, ou não realizar qualquer ação.

Depois de confirmada a representação, a AT começa a enviar a correspondência da máquina fiscal para o representante.

Fonte: economias.pt, 17/10/2022