associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Escolha o seu idioma

Saiba quais as medidas do Governo no plano de poupança de energia

in Notícias Gerais
Criado em 27 setembro 2022

Governo inclui teletrabalho no plano de poupança de energia.

Para poupar energia em plena crise energética, o Governo propõe várias medidas, desde o teletrabalho até à redução do horário da iluminação nos edifícios. Consulte o plano na íntegra.

O Governo propõe o teletrabalho como medida de poupança de energia à Administração Pública central e local, e aos privados, no âmbito do Plano de Poupança de Energia 2022-2023, publicado no Diário da República.

“Promover, na medida do possível, práticas de gestão dos recursos humanos que permitam a redução dos consumos energéticos (por exemplo, avaliando as poupanças energéticas do recurso ao teletrabalho)”, escreve o Governo no diploma. Mais em detalhe, apela à adoção destas práticas de gestão dos recursos humanos “sempre que viável”, e propõe ações de informação no âmbito das poupanças associados ao consumo energético, bem como das deslocações casa-trabalho-casa.

A promoção do teletrabalho, não requerendo investimento e parte da categoria “comportamentos e recomendações”, espera-se que tenha “implementação imediata”, ou seja, num prazo de até três meses. O Plano de Poupança de Energia 2022 -2023 contém medidas recomendadas e obrigatórias, sendo que a obrigatoriedade se aplica apenas no caso da Administração Pública central, indica ainda o documento.

Esta medida insere-se num conjunto mais alargado, sobre o qual o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, já tinha levantado o véu após o plano ter sido aprovado no Conselho de Ministros do dia 8 de setembro, afirmando que seriam definidos cortes nos horários de iluminação e limites de temperatura nos estabelecimentos. Além disso:

  • O documento agora publicado detalha que, tanto para as Administrações Públicas como para os privados, deve ser desligada a iluminação interior de caráter decorativo de edifícios a partir das 22h00 no período de inverno e a partir das 23h00 no período de verão. E, no exterior, deve ser desligada a partir da meia-noite.
  • A regulação das temperaturas dos equipamentos de climatização interior deve ajustar-se para um máximo de 18°C no inverno e o mínimo de 25°C no verão. Espaços com entrada direta para a rua com sistema de climatização ligado devem manter portas e janelas fechadas.
  • Sobre as iluminações de Natal, apenas são referidas nas recomendações à Administração Pública central e local: devem estar acesas apenas entre as 18h e a meia noite no período de 6 de dezembro a 6 de janeiro.

A poupança potencial do consumo de gás natural resultante das medidas previstas no Plano de Poupança de Energia 2022 -2023 permitirá uma redução de 5% face ao período de referência, e as medidas imediatas representam uma redução de 3%, calcula o Governo. “Atendendo ao objetivo voluntário de redução de 15 % do consumo, consegue alcançar -se 19 % desse objetivo com as medidas imediatas e 31 % do objetivo com o total das medidas”, lê-se no documento.

Fonte: eco.sapo.pt, 2/9/2022