O dress code do mundo dos negócios está a evoluir.
Já considerou mudar o seu look de trabalho, ao regressar ao escritório, mas está preocupado sobre o que poderão pensar de si?
Qualquer pessoa que tenha trabalhado num ambiente empresarial aprendeu o dress code do seu local de trabalho. Os fatos de negócios tradicionais – uma realidade que é especialmente verdadeira para as mulheres – são uma escolha segura.
Mas depois de dois anos de improvisar vestir um blazer por cima de uma t-shirt e calças de fato de treino, enquanto deixamos as pessoas entrarem nas nossas casas através de reuniões por Zoom, a nossa tolerância à conformidade – e desconforto – mudou.
A Harvard Business Review deixa alguns passos a tomar antes de assumir uma mudança.
Observar os outros
Se parecer arriscado fazer uma mudança de guarda-roupa de forma independente, olhe para outras pessoas no seu escritório, e repare no que estão a vestir. Muitos deixaram de usar gravatas, outros começaram a vestir-se mais casualmente.
Tenha também atenção aos limites. Quando tem reuniões com clientes, pode ser boa ideia manter um código mais formal. Atente em que ocasiões é que os que o rodeiam se vestem, mais ou menos, casualmente.
Experimente e avalie
E se os seus colegas não estiverem a mudar a forma como se vestem, mas acredita que deviam? Assuma a liderança: experimente fazer uma pequena mudança, e avalie a resposta a essa mudança. Talvez deixar de usar a gravata, ou usar saltos altos e substituir por calçado mais confortável. Observe como (ou se) as pessoas reagem, e qual é a sua resposta.
Procure destacar-se… com cuidado
Pode pensar que vestir-se menos formalmente possa fazê-lo parecer menos bem-sucedido para os seus colegas ou clientes. No entanto, os estudos revelam o oposto: “comportamentos de ‘não conformidade’ podem levar a inferências positivas de status e competência aos olhos dos outros.”
Os ténis que escolhe usar no trabalho podem fazê-lo parecer mais bem-sucedido do que se simplesmente usasse o mesmo que todos os outros. No entanto, este efeito só acontece quando é óbvio que o comportamento é intencional – por oposição a simplesmente ter entendido mal o dress code.
Brilhar
Agora, está na altura de definir o seu próprio dress code. A autenticidade projeta uma mensagem empoderadora, e o que estamos a observar pós-pandemia é que o conforto é uma prioridade.
CEOs podem fazer a diferença ao demonstrar no escritório como é o dress code está a mudar. Também podem discutir os seus limites, para que ninguém fique constrangido ao aparecer no escritório vestido de determinada maneira.
Fonte: lidermagazine.sapo.pt, 23/9/2022