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Faturação eletrónica no seu negócio

in Notícias Gerais
Criado em 01 agosto 2022

A faturação eletrónica tem inúmeras vantagens.

Saiba quais e com que tempo contar até ter que a implementar.

A data para implementar a faturação eletrónica nas pequenas e microempresas têm vindo a ser objeto de múltiplos adiamentos, mas, desta vez parece ser definitiva.

Tanto micro como pequenas empresas deveriam transferir o seu sistema de faturação para uma plataforma eletrónica até 30 de junho deste ano. Este calendário decorria já de um primeiro adiamento ao que estava inicialmente previsto pelo Decreto-Lei n.º 123/2018.

Atualizações mais recentes, no entanto, já atiram aquelas datas para o final deste ano com uma margem de adaptação mais confortável para quem possa ter maiores dificuldades em acomodar esta mudança. A partir de 1 de janeiro de 2023, em qualquer contrato com a administração pública, tanto micro como PME estão obrigadas a adotar um sistema eletrónico de faturação.

Para as grandes empresas, este modelo já vigora desde início de 2021.

 

Como fazer a transição?

Muitos empresários resistem em reconhecer as mais-valias deste modelo e, por isso tendem a atrasar a transição para plataformas digitais. Consideram esta conversão uma despesa para a empresa sem valorizar os benefícios que isso lhes pode trazer.

Sendo um percurso inevitável, contudo, há que pôr mãos à obra. Desde logo, reconhecer em definitivo as vantagens e depois saber dar os passos adequados para uma implementação plena do modelo.    

Além de avaliar o mercado e, a partir daqui identificar a alternativa que melhor pode servir as necessidades e objetivos do seu caso concreto, estar atento às boas práticas de utilização destas plataformas – nomeadamente do ponto de vista da robustez da segurança. 

Esta transição traça novo rumo na gestão do deve e haver das contas e traz poupanças logísticas, de tempo e de recursos que no final das contas se traduzem em incremento nos níveis de eficiência, eficácia e transparência.

 

Recorde os principais benefícios

Sendo um processo que encontra alguma resistência do lado das empresas, há que destacar as mais-valias que se conseguem com a sua adoção.

Desde logo, os ganhos de eficiência e de gestão de tempo com procedimentos mais automáticos, depois a transparência e a facilidade com que se permite a mitigação de potenciais lapsos ou fraude com ganhos claros na segurança de toda a contabilidade. Podemos falar de seis fatores essenciais que justificam esta mudança.

  • Gestão do Tempo- Com grande parte dos procedimentos automatizados, pagamentos e cobranças tornam-se mais ágeis e facilitam a gestão global da empresa;  

 

  • Gestão de custos- A desmaterialização traz poupança de custos, na gestão do papel seu armazenamento e procedimentos normais desta gestão. Tudo isso envolve um saldo muito positivo e que rapidamente supera os custos de investimento nas novas ferramentas de contabilidade;

 

  • Eficiência de recursos e automatização– Com menores custos na gestão, os procedimentos aceleram ganhos e minimizam o risco de erro; 

 

  • Ganhos de segurança e de controlo– As automatizações dos fluxos contabilísticos tornam-nos mais transparentes e, com menor risco de falsificação. Desde que suportados em plataformas tecnologias robustas, permite ganhos na segurança, controlo e transparência de toda a informação;    

 

  • Ganhos operacionais de acesso– a digitalização de todos os documentos torna-os acessíveis sem qualquer ponto do mundo, em qualquer momento, e com diferentes perfis de acesso;

 

  • Ganhos ambientais- A digitalização é um meio para reduzir o impacte ambiental do consumo e desperdício de papel. A desmaterialização na partilha de dados, antes feita em papel, permite ganhos importantes para o Ambiente.  

Fonte: cgd.pt/Site/Saldo-Positivo, 29/7/2022