associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Escolha o seu idioma

Balcão de apoio aos fundos europeus já está disponível

in Notícias Gerais
Criado em 13 julho 2022

Balcão de apoio aos fundos europeus já está disponível

Os serviços Balcão dos Fundos e Linha dos Fundos, de apoio aos beneficiários e aos candidatos aos fundos europeus no âmbito do Portugal 2020, Portugal 2030 e Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), são lançados oficialmente esta quarta-feira.

De acordo com um comunicado da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, o Balcão dos Fundos “é o ponto central de acesso a fundos europeus”, sendo a plataforma “onde se submetem as candidaturas a apoios”.

A plataforma assume-se como uma forma de continuidade ao trabalho desenvolvido no Balcão 2020 e apresenta “novas funcionalidades”, como a aplicação de um princípio para a interoperabilidade com dados e informação já residente noutras fontes de administração pública, o acesso com a Chave Móvel Digital ou a visão e gestão integradas sobre os períodos de programação do Portugal 2020 e Portugal 2030 – incluindo “avisos de abertura de candidaturas, abertos e encerrados, o que permite estar sempre a par das oportunidades de financiamento”.

De igual forma, é também disponibilizada uma aplicação móvel para que os utilizadores acedam à informação sobre os avisos abertos e operações a partir do telemóvel, um motor de pesquisa inteligente, a possibilidade de pedir ajuda ou uma versão em inglês.

“Esta plataforma permite efetuar, num só local, a gestão de documentos e de informação e deverá evoluir para integrar outros fundos europeus, para além do novo Portugal 2030”, sublinha a agência.

Por sua vez, a Linha dos Fundos foi reforçada para garantir um acesso “ágil, próximo e transparente à informação sobre os fundos europeus”.

Esta linha presta apoio nos vários programas que envolvem fundos europeus e responde a questões relacionadas com “apoio técnico ao Balcão dos Fundos”, “avisos e operações” e “informação de caráter geral”.

Fonte: jornaleconomico.pt, 13/7/2022