“Ser empreendedor significa mostrar iniciativa, ser criativo, autónomo, ambicioso, exigente e confiante.
Um profissional empreendedor é o catalisador que inova na resolução dos problemas, que acende o rastilho para novos rumos, que está confortável no desconforto e vale ouro para os seus empregadores”, explica a Adecco Portugal, apontando assim 5 dicas para trabalhar este tipo de perfil.
– Abraçar os desafios: um bom empreendedor não tem problemas em testar os seus limites e ter iniciativa de lidar com tarefas difíceis, mostrando a vontade de continuar a ganhar experiência, motivação para melhorar e confiança no sucesso.
– Sentir-se confortável com o desconforto: o desejo de crescer profissionalmente e melhorar as capacidades pode significar, por vezes situações de desconforto, e a capacidade de ultrapassar este desconforto revela capacidades de resiliência e adaptação nos empreendedores.
– Estabelecer expetativas mais elevadas: um empreendedor está sempre a aumentar as expectativas para si próprio, para o seu trabalho e consequentemente para os seus colegas, uma vez que ao cumprir objetivos, começa a exigir cada vez mais de si próprio.
– Focar-se em resultados bem-sucedidos: para os empreendedores os pensamentos de dúvida são sempre substituídos pelos pensamentos de confiança, assim como pelos processos que conduzem aos resultados.
– Ter gosto pelo trabalho em equipa: o trabalho em equipa pode inspirar os empreendedores a chegar mais longe através da partilha de novas ideias e implementação de ideias de colegas, com a ideia de que esta troca representa um crescimento individual e se vai refletir nos resultados globais.
Fonte: executivedigest.sapo.pt, 1/7/2022