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Mais de metade das empresas portuguesas usa redes sociais

in Notícias Gerais
Criado em 29 junho 2022

Cada vez mais empresas na União Europeia estão a aderir às redes sociais.

No ano passado, mais de metade das empresas, 59%, reportou estar a usar pelo menos uma rede social, um aumento de 22 pontos percentuais face aos 27% de 2015.

Os dados, divulgados pelo Eurostat, mostram ainda que o valor de Portugal é igual ao da UE em 2021, 59%, aumentando 21% face aos 38% de 2015.

“Os meios de comunicação social fazem parte das tecnologias digitais que as empresas exploram para aumentar a sua presença na Internet, melhorar as oportunidades de marketing, comunicar e interagir com parceiros, clientes e outras organizações, e facilitar a colaboração e a partilha de conhecimentos dentro da empresa”, explica o organismo.

 

O instituto de estatística da UE mostra que os quatro países em que as redes sociais foram mais populares nas empresas foram Malta, Suécia, Países Baixos e Finlândia, que registaram percentagens de 84%, 80%, 80% e 79%, respetivamente. Já a Roménia, a Bulgária e a Eslováquia, são os países cujas empresas menos usam as redes sociais, com percentagens de 36%, 39% e 45%, respetivamente.

Os maiores aumentos face a 2015 foram registados na Bélgica e em França, que registaram ambos um aumento de 31 pontos percentuais, seguidos da Letónia, com um aumento de 30 pontos percentuais, e a Finlândia, que cresceu 29 pontos percentuais face há seis anos.

Os dados do Eurostat mostram ainda que os meios de comunicação mais conhecidos estão divididos em quatro grupos. Dos mais usados para os menos usados, o primeiro grupo apresenta redes sociais como o Facebook e o LinkedIn; o segundo grupo conta com blogs empresariais ou microblogs como o Twitter; do terceiro grupo fazem parte os websites de partilha de conteúdos multimédia como o YouTube, o Instagram, o Flickr, o SlideShare, e outros; e por fim estão as ferramentas de partilha de conhecimentos.

Fonte: executivedigest.sapo.pt, 29/6/2022