associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Quer internacionalizar a sua PME? 4 fatores que devem fazer parte da estratégia

in Notícias Gerais
Criado em 29 junho 2022

4 Fatores para quem quer internacionalizar a sua empresa

– Um ambiente global em mudança e complexo: o conflito na Ucrânia, a crise das matérias-primas, o aumento dos custos energéticos e a subida da inflação não estão a impedir que as PME vejam a internacionalização como uma forma de crescer e diversificar nos mercados. Dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), em 2020, mostram existiam em Portugal mais de 1 milhão e 300 mil empresas do setor não financeiro, das quais 99,9% eram PME.

 

– A necessidade de repensar estratégias: no entanto, apesar de não impedirem a visão da internacionalização como algo positivo para as PME obrigam as empresas a repensar estratégias de competitividade e vendas, através da simplificação das cadeias de valor ou da promoção de energias alternativas.

 

– O surgimento de plataformas ou mercados digitais: estas plataformas e mercados estão a revolucionar a internacionalização das empresas, pois simplificam muitos aspetos das estratégias tradicionais, para além de se terem tornado o verdadeiro mercado para várias empresas, especialmente para as PME. A empresa dá conta de que há estudos que revelam que o comércio eletrónico no segmento B2B já gera um volume de negócios de mais de 12 mil milhões de dólares a nível mundial, prevendo-se um crescimento exponencial que atinja mais de 21 mil milhões de dólares até 2027.

 

– A necessidade de se proteger contra o risco cambial: se houver uma má gestão deste fator, a empresa pode ver a margem de uma operação corroída ou completamente anulada.

Fonte: executivedigest.sapo.pt, 29/6/2022