associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

ACIAB realizou Workshop Cooperação e Competição – Coopetição no Vale do Lima

in COOPQALL
Criado em 06 junho 2022

ACIAB realizou Workshop Cooperação e Competição – Coopetição no Vale do Lima

No âmbito do Projeto COOPQALL, inserido no evento FESTIVINHÃO 2022, a ACIAB realizou, no dia 4 de junho, pelas 10h00 um Workshop e Demoday, no Auditório do Turismo Arcos de Valdevez, subordinado ao tema “Cooperação e Competição – Coopetição no Vale do Lima”.

Mário Quintas, em representação da ACIAB, deu início à sessão, dando as boas vindas a todos os participantes, e apresentou os objetivos gerais e as atividades a desenvolver no âmbito deste workshop.

João Manuel Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Arcos de Valdevez, frisou a importância da cooperação entre entidades e empresas que são fundamentais para ampliar o número de clientes, aperfeiçoar tecnologias e dinamizar a região do Minho Lima.

João Soares, Diretor da Multisector, explicou o Projeto Coopqall, quais os benefícios para as empresas, assim como toda a dinâmica para a cooperação e coopetição das empresas, salientado a importância das parcerias o que permite a capacitação da promoção e coopetição das empresas da região.

Vitor Correia, da Associação dos Vinhos de Arcos de Valdevez, abordou a temática a “Importância de Cooperar”, e que para que haja cooperação é necessário promover a cooperação entre os produtores e as empresas, através da promoção de ações de formação, de ações de investigação técnica e cientifica, criar serviços de aconselhamento e assistência técnica, participação em estudos, promoção e definição das políticas económicas no que diz respeito aos produtos artesanais, à produção vitivinícola e ao desenvolvimento regional. Realçou ainda, a importância de organizar, promover e explorar eventos e atividades que relacionem o património imaterial, com o património construído, aliando o artesanato e vinho.

A sessão contou ainda com João Lacão, CEO da Multisector, que desenvolveu o tema “Desafios à Cooperação na Vinha e Vinho”, referindo que para se alcançar o sucesso será necessário que haja cooperação entre as empresas e as entidades. Sendo que a cooperação empresarial é um dos principais fatores para o reforço e o fortalecimento da competitividade das empresas.

Ao longo da intervenção, referiu, que com o avanço tecnológico e as novas formas de fazer negócios, a cooperação entre empresas e as regiões, são extremamente cruciais para uma maior competitividade no âmbito empresarial, contribuindo desta forma, para o alcance de resultados comuns.

Salientou ainda, que a cooperação entre empresas e entidades permite a troca e partilha de conhecimento, o que proporciona inúmeros benefícios para todos os envolvidos, dinamizando a atividade empresarial e as regiões onde estão inseridas.

O Projeto COOPQALL - Coopetição e Qualificação do Interior do Vale do Lima, está a ser desenvolvido numa parceria com a ACIAB – Associação Comercial e Industrial de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca e a AEPL – Associação Empresarial de Ponte de Lima, que vão continuar a realizar encontros empresariais e workshops para o dinamismo das empresas e da região do Minho Lima.