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O que fazer se um colaborador falar mal dos outros elementos da equipa?

in Notícias Gerais
Criado em 02 junho 2022

Saiba o que fazer quando um colaborador fala mal dos outros

Os colaboradores de uma organização concentram os seus esforços diários num objetivo comum: ter bons resultados para o sucesso da empresa.

Um bom relacionamento entre todos certamente contribuiria para melhorar o ambiente e o dia-a-dia de trabalho. No entanto, nem sempre todos os colaboradores se dão bem. E, infelizmente, é comum encontrar situações onde um colega de trabalho fala mal do outro.

Um colega fala mal dos outros por diversos motivos, mas o principal deles é a própria insegurança: ele sente que precisa de colocar os outros colegas para baixo para aumentar sua autoestima.

Quando um colega de trabalho fala mal de outro pelas costas, é um grande sinal de desrespeito, falta de espírito de equipa e de falta de profissionalismo. Algumas dicas para lidar com essa situação:

  1. Não entre em conflitos diretos
    Evite confrontos diretos, especialmente em momentos de raiva. Desentendimentos tendem a elevar o nível de desconfiança e stress que se podem refletir na sua imagem profissional.

 

Saiba que o falar mal diz mais sobre ele do que sobre você
A ensaísta sobre desenvolvimento pessoal, Lise Bourbeau, tem uma frase famosa que diz: “O que Pedro pensa de Paulo diz mais sobre Pedro do que Paulo”. Evite cair no jogo desse colega e não deixe que a sua autoestima seja afetada por este comportamento. Avalie se a opinião deste colega é realmente importante para a sua vida pessoal ou profissional. Na maior parte dos casos, vai perceber que esse não é o caso, que a sua relação com esse colega se resume ao facto dos dois trabalharem na mesma empresa.

 

Fortaleça a sua imagem profissional na empresa
Os comentários negativos que se espalham pelo escritório podem afetar a sua imagem profissional. Aja com respeito com os seus colegas de trabalho e ressalte a sua ética profissional. Reforce os seus pontos fortes, mostre-se aberto a sugestões e não deixe de participar ativamente das reuniões de equipa.

 

Evite o isolamento, tenha aliados
O isolamento é o pior tipo de atitude que se deve tomar nestas situações, pois não só afasta as pessoas que falam mal de si, mas também de colegas que até então lhe eram próximos.

 

Observe se outros colegas também são alvos de comentários
Um colega que tem o costume de criticar os outros raramente se limita a um único alvo. Experimente observar o movimento do escritório e verifique se esse comportamento é direcionado só a si ou se outras pessoas também sofrem com a mesma situação. Se possível, tente conversar com estas pessoas e trocar experiências.

 

E quando o colega de trabalho fala de forma discriminatória?
Infelizmente, não é raro no ambiente de trabalho problemas de relacionamento entre colegas de trabalho que estão relacionados com a discriminações por género, raça, religião, origem e sexualidade. Quando isso acontece, é preciso levar o caso às instâncias superiores.

Fonte: hrportugal.sapo.pt