associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Dicas para reter o melhor talento na sua empresa

in Notícias Gerais
Criado em 30 maio 2022

Como reter o melhor talento na sua empresa

No atual mundo laboral, é comum os líderes questionarem-se sobre porque é que não consegue manter os melhores funcionários, enquanto os trabalhadores interrogam-se sobre qual a razão para só se receber um bom aumento quando se muda de trabalho.

Para reter os funcionários com mais talento, as empresas têm de adotar um conjunto de políticas e práticas para enfatizar qualquer capacidade que possa criar uma diferença competitiva no mercado e no setor empresarial em que atua.

Desta forma, há algumas dicas importantes que deve seguir para conseguir que os seus funcionários mais talentosos continuem a contribuir para os bons resultados da sua empresa.

 

– Oferecer salários e benefícios competitivos: tendo em conta que ninguém trabalha “de graça”, a apresentação de um salário competitivo que permita estabilidade financeira vai ajudar a manter o talento, assim como a apresentação de estímulos desafiantes. Outros benefícios como os seguros de saúde, ou as ajudas de custo, podem também fazer a diferença.

 

– Oferecer uma imagem positiva da empresa: para além dos salários, também a empresa, os seus ideais e objetivos têm de ser atrativos e apelativos para continuar a captar talento, por isso, a forma como a marca se mostra ao mercado é crucial.

 

– Procurar sempre satisfazer as necessidades dos colaboradores: mesmo com um salário atrativo, há certas necessidades especificas de cada funcionário, pelo que a empresa deve tentar satisfazer essas necessidades, se for possível, para que os talentos não vão em busca de outra empresa que lhas ofereça.

 

– Oferecer formação contínua: apesar de querer reter grandes talentos por acreditar nas suas capacidades, é importante que nunca parem de aprender, por isso a oferta de oportunidades de continuação de conhecimentos e competências é uma mais-valia.

Fonte: executivedigest.sapo.pt, 30/5/2022