O Comércio Tradicional, desempenha um papel fulcral como atividade económica na nossa região, garantindo a sustentabilidade da população, no entanto a atividade comercial enfrenta hoje um novo desafio, Portugal encontra-se atualmente em estado de alerta como resposta à emergência de saúde pública que o país atravessa, resultante da situação epidemiológica do novo Coronavírus – COVID-19, e é neste sentido que a ACIAB, com o objetivo de apoiar as empresas, está a oferecer Viseiras de Proteção Facial aos estabelecimentos do Comércio Tradicional de Arcos de Valdevez e de Ponte da Barca.
A ACIAB recomenda a todos os empresários do comércio tradicional e de outras atividades económicas que funcionam em espaços fechados, como mercearias, supermercados, talhos, padarias e outras lojas comerciais abertas ao público, que adotem as medidas de prevenção face ao COVID-19, e é neste sentido, de uma forma simbólica, que pretendemos sensibilizar os empresários para esta situação, com a oferta de viseiras de proteção facial.
Com esta oferta, a ACIAB pretende sensibilizar as empresas, principalmente aquelas que lidam diretamente com o público, para que tenham o máximo cuidado e que cumpram as medidas de proteção estabelecidas pela Direção Geral de Saúde, porque se todos colaborarmos, mais depressa conseguiremos ultrapassar esta pandemia.
O uso das viseiras de proteção facial, não constitui por si só, uma medida preventiva, mas sim uma medida adicional de proteção, pelo que recomendamos o cumprimento das regras de distanciamento social, de etiqueta respiratória, de higienização das mãos, o uso de máscaras, a higienização de espaços.
A ACIAB disponibiliza diariamente no seu site, www.aciab.pt, informação atualizada de interesse para as empresas e publico em geral no menu COVID-19, informações como legislação, medidas de apoio às empresas, recomendações da DGS e outra informação relevante, que é simultaneamente partilhada com frequência nas nossas redes sociais, para que o publico tenha acesso à informação.
A ACIAB está atenta às recomendações dadas pela Direção Geral de Saúde e pelo Governo de forma a darmos informação credível sobre as regras de abertura dos estabelecimentos comerciais e outra informação crucial para as empresas, pelo que aconselhamos as empresas e publico em geral a aceder ao nosso site www.aciab.pt, no menu COVID-19, onde será disponibilizada informação atualizada e simultaneamente partilhada nas redes sociais.
Nunca é demais relembrar, que para reduzir a exposição e transmissão da doença, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda:
- Tapar o nariz e a boca quando espirrar ou tossir, com um lenço de papel ou com o antebraço, nunca com as mãos, e deitar sempre o lenço de papel no lixo;
- Lavar as mãos frequentemente. Deve lavá-las sempre que se assoar, espirrar, tossir ou após contacto direto com pessoas doentes.
- Deve lavá-las durante 20 segundos com água e sabão ou com solução à base de álcool a 70%;
- Evitar contacto próximo com pessoas com infeção respiratória;
- Evitar tocar na cara com as mãos;
- Evitar partilhar objetos pessoais ou comida em que tenha tocado.
De referir, que o Governo decretou até 2 de maio o estado de emergência, iniciado a 19 de março, e prevê-se a abertura faseada ou alternada de serviços, empresas e/ou estabelecimentos comerciais.
Saiba quais as vantagens de comprar no Comércio Tradicional
. Proximidade e relações afetivas que se criam entre o cliente e o comerciante;
. Diferenciação dos produtos e serviços (únicos e personalizados);
. Aumento da qualidade de vida da população e manutenção dos seus centros históricos;
. Empregabilidade de uma significativa mão-de-obra ativa dos concelhos;
. Promoção da nossa região e do nosso país;
. Aumento da densidade populacional dos centros históricos e das zonas rurais;
. Defesa da nossa cultura e das nossas tradições;
. O ambiente familiar que se vive e a atenção prestada ao cliente e aos produtos…
A ACIAB sugere… Compre no Comércio Tradicional, Apoie a Economia Local