associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Preços das portagens vão aumentar em janeiro de 2022

in Notícias Gerais
Created: 24 November 2021

Após dois anos consecutivos sem aumentos, as portagens vão voltar subir.

2022 promete ser um ano marcado pelo aumento de preços de vários bens e serviços. E há coisas que conseguimos saber antecipadamente. O preço das portagens é um deles, porque reflete a evolução da inflação deste ano.

Os dados da inflação, que é considerada para calcular a evolução do preço das portagens, já forma divulgados. Segundo a informação apurada pelo INE (Instituto Nacional de Estatística), a taxa de variação homóloga do Índice de Preços no Consumidor (IPC), excluindo os preços da habitação, aumentou para 1,84% em outubro. E é este o indicador que vai ser considerado para o aumento do preço das portagens.  

Ainda não é certo quais as atualizações que cada concessionária de autoestradas vai fazer nas suas concessões, mas podemos contar com aumentos.

 

Este será o maior aumento dos últimos anos 

A taxa de inflação conhecida aponta para que os aumentos sentidos em 2022 sejam os mais acentuados dos últimos anos.

Em 2020 e 2021 os preços não sofreram alterações, uma vez que a inflação registou variações negativas. Antes disso, em 2019 as portagens aumentarem 0,98%, em 2018 o aumento foi de 1,42%, em 2017 de 0,84% e em 2016 de 0,62%.

Ao que tudo indica, em janeiro de 2022 as portagens vão subir e, contas feitas, vão sofrer um aumento que corresponde a quase o dobro do observado em 2019.  

 

O preço não vai aumentar apenas nas autoestradas 

É verdade. Tendo em conta o aumento do índice usado como referência, os aumentos têm “via verde” para serem aplicados noutros pontos, como é o caso das pontes sobre o Tejo, mas não só. Todos os troços de estrada que tenham portagens devem ser alvo de atualizações.

Quanto aos preços que vão ser praticados ainda temos de aguardar que as concessionárias de autoestradas revelem quais as atualizações que vão fazer, algo que só costuma ser anunciado mais no final do ano.

Relembramos que, desde do dia 1 de julho, entrou em vigor os descontos até 50% em várias portagens do país para os veículos das classes 1 e 2.   

 

O que é o Índice de Preços no Consumidor (IPC) 

Este é um índice que mede a variação dos preços de um conjunto de bens e serviços representativos da estrutura de despesa de consumo da população residente em Portugal. Ou seja, através das estimativas rápidas feitas pelo INE, conseguimos ter uma indicação avançada sobre o comportamento da inflação. 

Contudo, o indicador de inflação subjacente é obtido do índice total excluindo os preços dos produtos alimentares não transformados e dos produtos energéticos.  

 

No caso do preço das portagens, a fórmula como este é calculado está prevista no decreto-lei n.º 294/97 e estabelece que a variação a praticar em cada ano tem como referência a taxa de inflação homóloga

Fonte: doutorfinancas.pt, 24/11/2021