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8 formas saudáveis para gerir o stress no trabalho

in Notícias Gerais
Created: 26 October 2020

8 SOLUÇÕES PARA GERIR O STRESS NO TRABALHO DE FORMA SAUDÁVEL

Se sente que precisa cada vez mais de aprender a gerir o stress no trabalho, este artigo é para si. De uma forma geral, o stress é a resposta do nosso corpo a uma situação de pressão na nossa vida. Ou seja, é normalmente decorrente de alguma coisa inesperada ou nova, que de alguma forma foge ao nosso controlo.

No mundo agitado em que vivemos hoje, o local de trabalho (seja ele na própria empresa ou em casa), parece muitas vezes uma montanha russa de emoções. Muitas horas de trabalho, prazos apertados e uma agenda cheia de reuniões, podem deixá-lo ansioso, preocupado e até mesmo deprimido.

E quando deixa de saber gerir o stress no trabalho, isto é, quando estes níveis se tornam excessivos e muito difíceis de controlar, podem aparecer diversos problemas associados, quer para o trabalhador, como para o empregador.

De facto, o mais recente estudo realizado pela Ordem dos Psicólogos“Custo do Stresse e dos Problemas de Saúde Psicológica no Trabalho em Portugal”, afirma que

“O Stress e a falta de Saúde Psicológica no trabalho não têm apenas um custo humano enorme, mas também um impacto imenso na sociedade e na economia. A perda de produtividade devida ao absentismo e ao presentismo causados por Stress e problemas de Saúde Psicológica pode custar às empresas portuguesas até €3,2 mil milhões por ano.”

Contudo, a prevenção e a promoção da Saúde Psicológica e do bem-estar no setor empresarial em Portugal, pode

“reduzir as perdas de produtividade pelo menos em 30% e, portanto, resultar numa poupança de cerca de mil milhões de euros por ano.”

Para que consiga aprender a gerir o stress no trabalho, fizemos uma listagem com 8 soluções. Tome nota.

1. Organização e gestão do tempo e de tarefas

Experimente planear metas e resultados de forma realista. Lembre-se que as coisas demoram tempo a ser feitas e que o facto de estabelecer prioridades poderá ajudá-lo a definir por onde deve começar o seu trabalho. Se tem uma tarefa difícil, não perca tempo e dedique-se logo a ela.

Para além disto, é extremamente importante que esteja focado em dar um passo de cada vez. Muitas vezes, a divisão de projetos grandes em pequenos passos, ajuda a reduzir a ansiedade e o stress no trabalho.

2. Pausas

Costuma ficar horas a fio sentado enquanto trabalha? Saiba que o facto de fazer pequenas pausas (entre 5 a 10 minutos) ao longo do dia, poderá fazer toda a diferença no seu dia de trabalho.

Este hábito ajuda a recarregar energias promove a produtividade. Se está sob pressão ou com níveis de stress acima do normal, não hesite em parar e fechar os olhos durante alguns minutos. Beba uma bebida quente que aprecie, para ajudar a relaxar. Contudo, da parte da tarde, evite bebidas com cafeína.

3. Inteligência emocional

Aprender a reconhecer quando está stressado é crucial para gerir o stress no trabalho de forma eficaz e saudável. Afinal, quanto mais cedo identificar a origem, mais cedo poderá procurar estratégias para gerir este stress que sente.

Por outro lado, em algumas situações, também é importante partilhar os seus problemas, dificuldades e dúvidas com pessoas que sejam da sua confiança, isto pode ser suficiente para ultrapassar o seu problema.

4. Respeitar as suas limitações e capacidades

Se não sabe como gerir o stress no trabalho, lembre-se que um dos primeiros passos é ajustar os seus objetivos e projetos pessoais.

Opte por trabalhar a capacidade de compromisso e a assertividade e em situações de conflito, adote uma postura colaborativa e construtiva, aprenda a dizer não. Desta forma, conseguirá abstrair-se de situações do passado e encontrará uma solução intermédia para ambas as partes.

5. Alimentação saudável

Já experimentou adotar uma alimentação saudável no seu dia a dia? Opte por alimentos saudáveis como vegetais, fruta e fontes de proteína com pouca gordura (como carnes brancas, peixe e iogurtes).

Procure comer pouco de cada vez a cada 3 horas, de modo a conseguir manter os níveis de açúcar no sangue estáveis ao longo de todo o dia, desta forma será mais produtivo.

Além disto, é extremamente importante que beba muita água também. Sabendo que a desidratação aumenta o nível de cortisol, uma das hormonas responsáveis pelo stress.

6. Exercício físico

A prática de exercício físico é uma excelente forma de melhorar o humor, aumentar a energia e de apurar a sua capacidade de foco e relaxar a mente e o corpo.

Se não gosta de ir ao ginásio ou de correr, pode sempre optar por fazer yoga, uma caminhada ou até mesmo uma atividade pela qual tenha interesse. O importante é que faça qualquer coisa que o mova; 30 minutos por dia é o suficiente.

7. Sono

Dormir uma boa noite descansada é meio caminho andado para conseguir lidar com o stress no seu dia a dia. Desta forma, conseguirá estar apto para lidar com possíveis problemas que possam surgir de uma forma muito mais calma e ponderada.

Procure dormir entre 7 a 8 horas por noite e evite atividades com ecrãs antes de se deitar.

8. Relaxar (mesmo durante o trabalho)

Existem alguns exercícios de respiração lenta e profunda que o podem ajudar a relaxar mesmo nos momentos de maior pressão. Estes exercícios têm vindo a ser cada vez mais utilizados pelas pessoas em geral, tendo em consideração que podem ser feitos em qualquer lado, enquanto trabalha, a conduzir ou até mesmo numa reunião.

Existem ainda as técnicas de relaxamento muscular progressivo, a contagem regressiva, a técnica imaginativa, o alongamento muscular, entre outros, às quais pode recorrer para relaxar ao longo do seu dia.

Como pode ver, existem várias formas para gerir o stress no trabalho de forma saudável. Se gostava de saber mais sobre este tema, saiba que pode consultar o site da HelpGuide, uma organização sem fins lucrativos, que administra um dos dez principais sites de saúde mental do mundo.

Fonte: e-konomista.pt, 26/10/2020