associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Crédito à habitação de titulares desempregados - Protocolo com a banca

in Notícias Gerais
Created: 06 May 2009

O Governo, através da Direcção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF), assinou com diversos bancos um protocolo através do qual se criou uma linha de crédito extraordinária destinada a apoiar os titulares de crédito à habitação em situação de desemprego.
Esta linha de crédito vai possibilitar a redução, em 50%, da prestação mensal por um período de 24 meses, abrangendo todos os créditos à habitação própria e permanente contratados até 19 de Março de 2009, independentemente do regime de crédito.
A nova medida do Executivo, a aguardar publicação no Diário da República, não implica o perdão dos restantes 50 % da prestação, mas o seu pagamento posterior com uma taxa de juro bonificada, ou seja, inferior em 50 pontos base ou 0,5 % em relação à taxa Euribor em vigor na altura.
O protocolo foi assinado pela Caixa Geral de Depósitos (CGD), Millennium bcp, Banco Espírito Santo (BES), Banco de Investimento Imobiliário (BII), Banco BPI, Montepio Geral, Barclays e a União de Créditos Imobiliários (UCI), sendo extensível a outras instituições de crédito que se encontram implantadas no mercado nacional.
Saliente-se que já se encontra em curso a adesão ao protocolo pelo Banif, Finibanco, Caixa Central e Banco Português de Negócios (BPN).


Fonte: Boletim do Contribuinte (6 de Maio de 2009)