associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Apresentação da Medida “Comércio Investe” em Ponte da Barca

in Eventos
Création : 03 mars 2015

Objetivo: Apostar na Inovação e Dinamização do Comércio

A ACIAB apresentou, no dia 2 de março, a Medida Comércio Investe, aos empresários de Ponte da Barca. A sessão teve lugar no auditório da Casa da Cultura e o objetivo foi, à semelhança do que foi feito em Arcos de Valdevez, no dia 24 de fevereiro, elucidar acerca da Medida Comércio Investe, nomeadamente a quem se destina e todos os trâmites necessários para apresentar uma candidatura ao projeto.

António Marques Campos, Presidente da Direção da ACIAB, salientou a importância destes apoios para as empresas uma vez que visam a modernização e valorização da oferta dos estabelecimentos abertos ao público através da aposta na inovação e da utilização de formas avançadas de comercialização, ou seja, uma forma de se atualizarem e modernizarem em vários parâmetros.

Na sessão esteve também presente António Vassalo Abreu, presidente da Câmara Municipal de Ponte da Barca e Francisco Peixoto Araújo, vice-presidente executivo da ACIAB, que iniciou a apresentação da Medida que se destina a micro e pequenas empresas, independentemente da sua forma jurídica com atividade principal na CAE 47 (com exceção das seguintes classes 47300, 47240, 47790, 47770, 47783, 47910, 47810, 47820 e 47890).

A medida divide-se em duas áreas: projetos individuais, cujas candidaturas podem ser feitas até ao dia 27 de março (18H) e projetos conjuntos (mínimo de 10 empresas e máximo de 30 empresas) com candidaturas abertas até ao dia 13 de abril (18H).

Relativamente aos projetos individuais, estes são promovidos para micro e pequenas empresas, inseridas nas CAE 47 (Comércio a Retalho) mas só são apoiados estabelecimentos de comércio a retalho tradicional com área de venda inferior a 500 m2.

Para os projetos individuais o incentivo financeiro assume a natureza de incentivo não reembolsável e correspondente a 40% das despesas elegíveis, não podendo ultrapassar o valor de 35.000 € por projeto individual. Relativamente aos projetos conjuntos o incentivo financeiro é 45 % das despesas elegíveis para as empresas aderentes, não podendo ultrapassar o valor de 20.000 € por empresa. O projeto individual pode beneficiar de um prémio de boa execução correspondente a uma majoração de 5% do valor do incentivo apurado e o projeto conjunto também pode beneficiar de um prémio de boa execução correspondente a uma majoração de 10% do valor do incentivo apurado para as empresas aderentes.

Para uma consulta mais detalhada acerca da Medida Comércio Investe, os interessados podem consultar o site da ACIAB, em www.aciab.pt; dirigir-se à ACIAB em Arcos de Valdevez ou Ponte da Barca ou contactar através dos telefones 258 521 473 e 258 454 524.