associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Órgãos Sociais da ACIAB Triénio 2011 - 2014 | Balanço do Mandato é Muito Positivo

in Notícias Gerais
Created: 10 December 2014

 

Aproximam-se novas eleições para os órgãos sociais da ACIAB, no próximo dia 19 de dezembro, e torna-se por isso válido fazer um balanço, destes últimos três anos, no que concerne ao trabalho desenvolvido pela ACIAB sob a competência desta direção.

António Campos, vice- presidente da ACIAB, fala deste período de tempo em que se desenvolveu um conjunto de iniciativas que considera “fulcrais para o desenvolvimento da economia regional” pois a ACIAB posiciona-se incrementando “ações que dinamizem o tecido empresarial apoiando os negócios nas suas mais variadas vertentes, para que evoluam sustentadamente”.

De uma forma objetiva, de 2011 a 2014, a ACIAB esteve junto das empresas a trabalhar ao nível da consultoria, maioritariamente aspetos da gestão e do marketing, “com o objetivo de as apoiar e promover, em várias vertentes”, afirma o vice-presidente. Simultaneamente, frisa que a ACIAB “através de dois cursos de empreendedorismo feminino apoiou a criação de 22 novos negócios e, consequentemente, 22 postos de trabalho para mulheres”.

Ao nível da formação profissional “realizou milhares de horas junto das empresas com a participação de centenas de formandos”, capacitando assim as suas competências profissionais e apoiou também, através de projetos de investimento, a criação de vários negócios.

Mas outros eventos tiveram lugar como a conferência de comemoração do centenário da ACIAB, em 2011, que reuniu, sob o tema “O Futuro Empresarial da Região do Alto Minho”, os órgãos sociais, Associados e diversas entidades da cena social e empresarial do país. Para assinalar esta ocasião, a ACIAB elaborou um livro onde se destaca o papel da Associação no mundo empresarial regional e se salienta a importância de um organismo que transporta uma história com mais de um século.

Foram também realizados vários vídeos promocionais, de Arcos de Valdevez e de Ponte da Barca e de variados pontos turísticos dos dois concelhos com o intuito de dar a conhecer a região e a sua oferta empresarial e foram assinaladas várias datas festivas (como o Dia dos Namorados, o Dia da Mãe, o Dia do Pai, o Mês das Flores (maio) ou a Campanha de Natal) junto do comércio tradicional para sensibilizar a população para a compra no Comércio Tradicional.

Outros eventos foram organizados pois “realizamos feiras multissetoriais com o intuito de fomentar os negócios, dinamizar a região e promover a sua oferta económica e temos vindo a apostar cada vez mais na comunicação com os nossos empresários e como o público em geral, através de vários canais”, afirma António Campos. Outra questão a salientar é o papel da ACIAB junto da comunidade escolar (Agrupamento de Escolas de Arcos de Valdevez, Agrupamento de Escolas de Ponte da Barca e Escola Profissional EPRALIMA), tendo vindo a acolher jovens estudantes para estágios de curta duração com a finalidade de os preparar desde cedo para o mundo do trabalho.

Igualmente, a ACIAB realizou diversos seminários para elucidar os empresários acerca de temáticas cruciais para o desempenho das suas atividades económicas. Muitos destes seminários foram realizados em parceria com a Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) e a Segurança Social. Uma vez mais, o propósito é informar os empresários e sensibilizá-los para questões importantes, intrinsecamente ligadas à dinâmica do tecido empresarial.

A Campanha de Natal é uma das iniciativas que a ACIAB tem vindo a promover, em parceria com os Associados, com o objetivo de dinamizar o tecido empresarial, evidenciando as suas características únicas tais como a simpatia, a qualidade e a proximidade.

Relativamente à equipa de trabalho da ACIAB, Francisco Peixoto Araújo define-a como “dinâmica e polivalente, estando bem preparada para responder aos desafios lançados pelas empresas e pelo mercado”. O vice-presidente executivo deixa ainda um agradecimento especial ao antigo presidente da direção, e aos restantes membros dos órgãos sociais, pois considera que “foram criadas as condições para que as metas inicialmente traçadas fossem atingidas com sucesso e para que o tecido empresarial progredisse, desafios esses que nos permitiram, continuamente, evoluir e superar-nos dia após dia”, afirma.

A ACIAB conta com o apoio dos seus Associados para continuar a trabalhar com as empresas para a construção e manutenção de um cenário de desenvolvimento. “Nestes três anos, o balanço do mandato é muito positivo uma vez que a ACIAB reuniu esforços para responder às necessidades das empresas, contribuindo para a melhoria da sua capacidade de gestão, aumento da competitividade, modernização e capacidade de inovação no mundo dos negócios. Estamos conscientes que ajudamos a melhorar substancialmente o clima empresarial da região”, finaliza Francisco Peixoto Araújo.