A ACIAB dirige, periodicamente, sondagens aos seus empresários, e ao público em geral, relativamente a diversos temas empresariais e assuntos que marcam a atualidade.
O intuito passa por estreitar a comunicação com o seu público e obter feedback de forma a perceber as suas necessidades e dar-lhes resposta e, ao mesmo tempo, colmatar lacunas que vão surgindo.
Desde o dia 30 de março de 2010 até ao presente mês, a ACIAB já colocou online (www.aciab.pt) dezenas de sondagens, dirigidas aos empresários, e ao público em geral, abordando variadas temáticas.
A partir do feedback obtido, a ACIAB detém um conjunto de informação relevante e atualizada acerca da região onde atua, da sua realidade e potencialidades. Perante este cenário, fornece às suas empresas ferramentas que lhes permitam fazer face às exigências do mercado. Um dos objetivos da ACIAB é apoiar as PME no seu desenvolvimento, na qualificação dos seus recursos humanos e na definição de estratégias empresariais.
Com estes estudos, a ACIAB tem como uma das suas metas informar as empresas acerca da importância da constante formação dos seus colaboradores. Paralelamente, com a formação profissional pretende-se aumentar a qualificação dos trabalhadores e promover a sua adaptabilidade e produtividade. A formação contribui também para a introdução, nas empresas, de uma cultura de aprendizagem ao longo da vida dos seus recursos humanos. Todos estes fatores permitem, direta ou indiretamente, o aumento da produtividade das empresas e a implementação de novos e variados processos de inovação e modernização empresarial.
O objetivo da ACIAB é estar cada vez mais perto das empresas e dos seus associados, dando respostas às suas necessidades, fomentando a procura de novos conhecimentos e competências em áreas específicas e, paralelamente, aumentar os níveis de competitividade das empresas utilizando novas metodologias.
Com isto, a ACIAB possui informação e matéria de extrema importância, fornecidas pelas sondagens, a vários níveis - económico, cultural, estratégico e empresarial – e que têm como finalidade perceber a realidade do seu tecido empresarial e, com este ponto de partida, arranjar estratégias para continuar a fomentar o progresso das empresas e a economia local.
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