associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

CES - Novo corte nas pensões pesará nas carteiras a partir do mês de abril

in Notícias Gerais
Created: 13 March 2014

Os mais de 165 mil pensionistas que passarão a ser afetados pelo novo alargamento da Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) só sentirão o corte nas pensões a partir de Abril, conta o Jornal de Notícias.

 

O Orçamento Retificativo que alarga a Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) para as pensões acima dos mil euros só deverá começar a ser aplicado a partir de abril.

 

A antecedência com que as pensões têm de ser processadas (as da Segurança Social a 10 de março e da Caixa Geral de Aposentações entre 18 e 19 de março), impede que os reformados com pensões entre os mil e os 1.350 euros sejam sujeitos à nova taxa já neste mês.

 

Assim, refere o Jornal de Notícias, o encaixe orçamental esperado com a medida não irá atingir o valor inicialmente esperado, uma vez que o Governo estava a contabilizar arrecadar dinheiro com esta medida já a partir deste mês.

 

O alargamento do patamar de incidência do CES fez com o número de reformados a serem abrangidos pela medida aumentasse de 340.300 para os 505.816, ou seja, passando assim a ser aplicada a mais de 165 mil.

 

Este novo corte da CES será, como até aqui, progressivo que começa nos 3,5%, chegando a atingir os 19% nas pensões mais elevadas. Assim sendo, a partir dos mil aos 1.800 euros, o corte manter-se-á de 3,5%, sendo que daí em diante a taxa sobre as pensões varia, alcançando os 10% nas reformas acima dos 3.750 euros.

 

 

Fonte: www.noticiasaominuto.pt, 13 de março de 2014