PADARIA PASTELARIA CARACAS
MÁRIO SARAIVA (pai e filho)
A Padaria Pastelaria Caracas existe em Ponte da Barca há cerca de 21 anos, ao longo deste tempo o negócio foi crescendo, contando, atualmente, com 11 funcionários e variadas especialidades na área da panificação e pastelaria (o pudim com o chocolate é o maior sucesso da casa) e uma nova especialidade foi elaborada recentemente e são os clientes que a vão batizar - ver página do Facebook da Pastelaria Caracas.
Considera que o QI PME Norte é importante e benéfico para a vossa empresa?
Sim, é muito importante e vantajoso visto que podemos ver qual é a nossa posição perante o mercado e ganhamos mais conhecimentos.
Consideram que a ACIAB desempenha um papel importante perante a vossa empresa?
Sim, sem dúvida. Constitui um excelente aliado e sempre que necessitamos está presente e isso é muito importante.
Tlf. 258 452 950
ARMAZÉNS NORBERTO GOMES
NORBERTO GOMES
A empresa “Armazéns Norberto Gomes” existe desde 1985, em Arcos de Valdevez, e dedica-se ao comércio de têxteis, calçado, produtos de higiene, papelaria e artigos diversos. Ao longo destes anos o balanço do negócio é muito positivo, e a empresa tem, atualmente, cinco funcionários.
A participação da empresa no projeto QI PME Norte tem sido benéfica?
Sim, neste momento acho que todos nós devemos aproveitar as oportunidades que nos são dadas para aprender coisas novas e úteis, e o primeiro contacto com o projeto foi extremamente positivo. Estou preparado para a participação neste programa, e tenho pena de não ter entrado noutros porque na altura não tinha disponibilidade.
Qual é a palavra que deixa à ACIAB e aos clientes dos Armazéns Norberto Gomes?
Sempre estive ao lado da ACIAB e estarei enquanto for comerciante. A ACIAB faz muita falta a todos os comerciantes, embora muitos digam que não. Alguém tem que nos apoiar e resolver muitos dos nossos problemas. Enquanto outros estão protegidos do outro lado, do lado de cá alguém tem de nos agarrar e proteger. Quanto aos nossos clientes quero agradecer-lhes por todo o apoio que nos têm dado durante todos estes anos e que continuem a acreditar em mim porque eu vou continuar a creditar neles.
Tlf. 258 516 359
BARCA ATELIER – ARQUITETURA E ENGENHARIA, LDA.
LUIS RODRIGUES
A Barca Atelier está instalada em Ponte da Barca há cerca de 30 anos mas sob a gerência de Luís Rodrigues há apenas dois. A empresa está orientada para serviços de arquitetura e engenharia, fiscalização de obra, direção técnica, construção de loteamentos, edifícios, habitação familiar e topografia, apostando fortemente na inovação, conta na sua equipa de trabalho com quatro funcionários.
Considera que a entrada no projeto QI PME Norte é benéfico para a sua empresa?
A nossa entrada neste projeto é benéfica para nós porque se trata de inovação e de adquirir competências a nível de gestão, da comunicação e a nível financeiro, recebendo novas ferramentas para nos ajudar a ultrapassar lacunas.
Que mensagem deixa aos clientes e potenciais clientes da Barca Atelier?
Continuaremos sempre a inovar os nossos serviços, o nosso trabalho e tentaremos satisfazer qualquer interesse do cliente, defendo-o sempre.
Tlf. 258 452 223
FARMÁCIA DA LAPA
MARIA CARLA SAMPAIO SERÔDIO
A Farmácia da Lapa está na família há 83 anos, tendo sido adquirida por Adolfo Sampaio (avô de Carla Sampaio) em 1930. Contando com a ajuda de sete funcionários, a farmácia da Lapa desenvolve a sua atividade com a responsabilidade que lhe está intrinsecamente ligada e com um enorme esforço para suportar e manter a parte económica.
É importante para a Farmácia da Lapa fazer parte do projeto QI PME Norte? De que forma?
Claro que sim. É sempre mais uma ferramenta de trabalho. Qualquer tipo de informação ou mesmo formação extra é sempre um benefício para os negócios, hoje em dia. Com a concorrência, as constantes alterações a nível fiscal e de gestão, tem de haver cada vez mais empenho na administração dos negócios, logo, qualquer ajuda extra é sempre importante.
De que forma ser associado da ACIAB trouxe benefícios para a farmácia da Lapa?
Embora as farmácias tenham a sua própria associação, a ANF (Associação Nacional de Farmácias), temos todo o gosto em fazer parte da ACIAB como colaboração na defesa do comércio local. Já passamos por uma remodelação em que foi a ACIAB, através dos seus serviços, que tratou com êxito de todo o processo de ajuda ao investimento efetuado para uma modernização.
Tlf. 258 515 134
OURIVESARIA JOIBARCA
MARIA ALICE CACHO
A ourivesaria está implementada em Ponte da Barca, há 19 anos, e o balanço é positivo. Apesar da conjuntura que o país atravessa, que levou a uma diminuição de clientes, a Joibarca continua a apostar na qualidade e na diferenciação.
Que benefícios espera ter com a entrada da Joibarca no projeto QI PME Norte?
Espero ter vários e um deles é outra visão de negócio. Espero que com a entrada neste projeto consiga obter, por exemplo, novas ideias para refrescar o negócio e pôr a “mexer” um pouco mais as vendas.
Qual é a mensagem que deixa para os clientes da Joibarca?
Conto com eles. Espero que venham todos fazer-nos uma visita e dar mais ânimo ao comércio local que bem precisa.
Tlf . 258 452 766
PHYSIODERME
MARISA CUNHA
A Physioderme foi criada em 2009, inicialmente com o conceito de clínica de fisioterapia dermatofuncional. Posteriormente a empresa introduziu o Pilatos com máquinas, sendo uma das pioneiras, em Portugal, a ter este serviço. Ao longo do tempo outros serviços foram criados tais como o cabeleireiro, a estética e um circuito de fitness (incluindo a plataforma powerplate).
Com um interior de linhas simples e modernas, o espaço foi desenhado a pensar no bem-estar, aliando a sensação de spa a um ambiente relaxante, confortável e requintado. Na Physioderme o cliente tem acesso a uma combinação de serviços consoante as suas necessidades para que o resultado seja o melhor, o mais rápido e o mais duradouro.
Considera que a entrada da Physioderme no projeto QI PME Norte vai ser benéfico para a empresa?
Sim, sem dúvida alguma. A formação é indispensável em qualquer área empresarial e novas ferramentas de gestão são sempre bem-vindas para aplicar no dia-a-dia. Foi isto que nos aliciou a entrar no projeto porque, obviamente, vai ajudar-nos muito e penso que a ACIAB tem tido um papel importante no sentido de fornecer ferramentas aos empresários para os auxiliar nos seus negócios.
Quais são os projetos da Physioderme num futuro próximo?
A Physioderme está, neste momento, a trabalhar num projeto que levará a empresa a expandir-se a nível nacional e internacional mas penso que ainda é um pouco cedo para falar em pormenores.
Tlf. 258 518 335
Entrevistas publicadas na edição nº 28 do Jornal de ACIAB (InfoEmpresarial) – março/abril de 2013