“é necessário ser muito otimista e passar da ideia ao concreto sem ter medo, ou pelo menos, minimizando-o”
Paulo Falcão Teixeira é proprietário da livraria Moderna e acumula o cargo de Presidente da direção da ACIAB. Empresário arrojado e com gosto por desafios acredita que estes são importantes na vida e que apenas é preciso coragem para os enfrentar. Durante uma conversa calma falou do seu negócio, como surgiu na sua vida e do cargo que ocupa na ACIAB.
Que forças o movem enquanto dirigente associativo?
Desde muito cedo comecei a fazer parte de algumas instituições tais como o Clube Atlético de Valdevez, o rancho folclórico de Sampaio, entre outras, e há dez anos que integro a ACIAB. É algo que não se explica muito bem, gosto de participar naquilo que é o social, gosto do convívio e da partilha dos mesmos ideais com outras pessoas, no fundo, gosto do empenho desinteressado pela causa comunitária.
Quais são as principais metas que espera ver realizadas durante este mandato?
A consolidação financeira continua a ser o objetivo principal desta direção. Da mesma forma queremos continuar a estreitar relações com as Câmaras Municipais de Arcos de Valdevez e Ponte da Barca para o sucesso das atividades em prol dos nossos Associados. A atenção redobrada sobre a Formação Profissional que a instituição leva a cabo todos os anos e o aperfeiçoamento dos nossos serviços para estar cada vez mais perto dos nossos associados também fazem parte dos nossos objetivos. Acima de tudo, queremos continuar a fazer da ACIAB uma Associação de todos os empresários da região.
É proprietário de uma livraria, como surgiu este negócio na sua vida?
A livraria é um negócio familiar, com quarenta e sete anos de existência, no qual eu assumi a responsabilidade do negócio há quinze anos.
De onde lhe vem o espírito empreendedor?
Principalmente da influência do meu pai e dos amigos que o rodeavam e que me inspiraram.
Apostam bastante em publicidade, considera que o Marketing é um fator indispensável para a vida de qualquer empresa?
É sem dúvida um fator indispensável, há que divulgar os nossos produtos de forma credível e fazer com que as pessoas se identifiquem com os nossos valores e isto consegue-se em grande escala através da publicidade.
Entrevista realizada em agosto de 2009