associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Consumers International lança manual para avaliar os impactos da comida indesejável

in Notícias Gerais
Created: 19 September 2011

A Consumers International (CI) lançou no passado dia 12 de Setembro um guia destinado a autoridades governamentais e a organizações da sociedade civil que pretendam obter evidências sobre a comercialização de alimentos pouco saudáveis para as crianças.

O manual de monitoração da promoção de alimentos destinados às crianças põe em destaque os encargos mirabolantes da indústria que promove produtos de elevado teor em gordura, açúcar ou sal. A CI espera que os dados que se possam obter neste manual constituam uma referência útil para as políticas governamentais no âmbito da saúde pública.

O manual expõe um conjunto de exemplos sobre a comunicação publicitária de grandes empresas da indústria alimentar que procuram demonstrar que essa alimentação à base de produtos com excesso de gordura ou sal induz um maior rendimento escolar ou traz benefícios de diferente ordem.

O manual é recomendado aos profissionais de saúde, incluindo os promotores, às organizações de consumidores de todo o mundo, e foi simbolicamente lançado a público quando se prepara a Cimeira das Nações Unidas sobre doenças não transmissíveis que se vai realizar em Nova Iorque em 19 e 20 de Setembro. Esta cimeira porá o seu acento tónico na necessidade de se estabelecer uma acção concertada para fazer frente aos níveis alarmantes de obesidade à escala mundial e o impacto que este fenómeno tem sobre as taxas de doenças graves, tais como cardiopatias e a diabetes.

Calcula-se que a nível mundial há cerca de 170 milhões de crianças com excesso de peso ou obesidade, fenómeno que igualmente atormenta cerca de 43 milhões de crianças em idade pré-escolar. O manual está dirigido especificamente às autoridades sanitárias, associações de consumidores e outras organizações da sociedade civil nos países desenvolvidos e em vias de desenvolvimento, pode ser encarado como uma ferramenta para denunciar os erros alimentares decorrentes da ingestão de comida indesejável.

A publicação é uma resposta prática às recentes recomendações da Organização Mundial da Saúde sobre a comercialização de alimentos e bebidas não alcoólicas orientadas para uma população infantil. Estas recomendações foram aprovadas pelos ministros de saúde e convidam todos os países a “desenvolver, aplicar e fiscalizar políticas destinadas a proteger as crianças dos impactos da comercialização de alimentos pouco saudáveis. O manual oferece aconselhamento quanto ao modo como se podem estabelecer definições padronizadas de comercialização para as crianças, incluindo a categorização de alimentos e bebidas “pouco saudáveis”, assim como o modo de analisar e interpretar os dados. Pormenoriza as técnicas de marketing de modo a que os investigadores possam identificar essas técnicas subtis e por vezes dissimuladas.


Para mais informações:
http://www.who.int/dietphysicalactivity/marketing-food-to-children/en/index.html


Fonte: www.consumidor.pt, consultado em 19 de Setembro de 2011