Encontra-se aberta a nova fase de candidaturas ao QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional), que reúne incentivos ao investimento das empresas que vão de 35% a 80%, a fundo perdido ou empréstimo reembolsável.
O QREN é um desígnio estratégico que, em traços gerais, tem como objectivos contribuir para a qualificação dos portugueses valorizando o conhecimento, a ciência, a tecnologia e a inovação bem como a promoção de níveis elevados e sustentados de desenvolvimento económico e sócio-cultural e de qualificação territorial, num quadro de valorização da igualdade de oportunidades e, bem assim, do aumento da eficiência e qualidade das instituições públicas.
A ACIAB apoia as empresas que pretendam candidatar-se aos incentivos, realizando e acompanhando o respectivo processo de candidatura.
Um dos programas que se encontra aberto é o "SI Qualificação" que tem como objectivo apoiar projectos que promovam a competitividade das PME através do aumento da produtividade, flexibilidade e capacidade de resposta e da presença activa no mercado global. Neste âmbito, são susceptíveis de apoio investimentos nos domínios da propriedade industrial; criação, moda & design; desenvolvimento e engenharia de produtos e processos; organização e gestão e TIC; qualidade; ambiente; inovação; diversificação e eficiência energética; economia digital; comercialização e marketing; internacionalização, responsabilidade social e segurança e saúde no trabalho e igualdade de oportunidades. As candidaturas ao incentivo de Qualificação e Internacionalização de PME (SI Qualificação) terminarão no dia 28 de Novembro de 2008.
A 15 de Outubro arranca o Sistema de Incentivos à Inovação (SI Inovação). Este sistema contempla projectos que promovam a inovação no tecido empresarial, pela via da produção de novos bens, serviços e processos que suportem a sua progressão na cadeia de valor e o reforço da sua orientação para os mercados internacionais. A data limite para a entrega de projectos será até 31 de Dezembro de 2008. O programa "SI Inovação" engloba ainda uma vertente direccionada para o empreendedorismo qualificado, que contempla o apoio à criação de novas empresas ou empresas com menos de três anos de actividade. Para serem elegíveis, estas empresas deverão ser classificadas como PME, dotadas de recursos humanos qualificados, ou desenvolver actividades em sectores com fortes dinâmicas de crescimento, incluindo as resultantes do empreendedorismo feminino ou jovem.
Um outro programa é o Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico (SI I&DT), cujo principal objectivo é intensificar o esforço nacional de investigação e desenvolvimento tecnológico, de forma a criar novos conhecimentos com vista ao aumento da competitividade das empresas, promovendo a articulação entre estas e as entidades do Sistema Científico e Tecnológico. As candidaturas a estes incentivos abrirão a 3 de Novembro de 2008 e terminarão a 16 de Janeiro de 2009.
Os incentivos poderão assumir a forma de fundo perdido ou empréstimo reembolsável, com diferentes taxas de apoio, consoante a tipologia de investimento a realizar, o sistema de incentivos em causa e a dimensão da empresa.