associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Select your language

Saiba o que fazer se perdeu ou lhe roubaram a carteira

in Notícias Gerais
Created: 11 September 2024

Se perdeu ou lhe roubaram a carteira, recomendamos que faça o seguinte:

  1. Cancele ou suspenda os cartões bancários
  2. Tente recuperar os cartões e documentos junto dos locais onde a perda ou roubo aconteceu (pode usar, se aplicável, a página dos Perdidos e Achados do Ministério da Administração Interna)
  3. Faça uma lista dos documentos em falta
  4. Dirija-se a uma esquadra da polícia para participar a perda ou roubo
  5. Cancele ou comunique os outros cartões perdidos ou roubados
  6. Renove ou peça a segunda via dos documentos.

 

Comunicar e cancelar os cartões perdidos ou roubados

Comece por fazer uma lista dos documentos em falta e dirija-se a uma esquadra da polícia assim que possível. Guarde a respetiva participação da ocorrência.

Consulte a página de Perdidos e Achados do Ministério da Administração Interna, onde pode pesquisar documentos entregues às forças de segurança.

 

Cartões bancários

A maior parte dos bancos tem um número específico para o cancelamento de cartões bancários, que deve ser feito imediatamente. Como alternativa, pode contactar a SIBS (Sociedade Interbancária de Serviços) através do número 808 201 251 ou (+351) 217 918 780, se estiver no estrangeiro.

 

Títulos de transporte

No caso dos títulos de transporte, muitos operadores dispõem de um departamento de perdidos e achados. Caso não seja possível reaver o passe ou título, deve informar o operador sobre a perda do mesmo, para que seja anulado.

 

Prevenir roubo de identidade

Para evitar situações de roubo de identidade relacionados com fraudes financeiras, o titular ou alguém que o represente podem fazer a comunicação ao Banco de Portugal através do formulário online para comunicar extravio de documentos de identificação. Deve ser sempre anexada a queixa feita à polícia.

 

A comunicação ao Banco de Portugal abrange os seguintes documentos:

  • Cartão de Cidadão
  • Bilhete de Identidade
  • Passaporte
  • autorização ou título de residência

Saiba mais sobre perda ou roubo de documentos na página do Banco de Portugal.

 

Cancelar e renovar um Cartão de Cidadão perdido ou roubado

Cancelamento do Cartão de Cidadão 

O próximo passo será o cancelamento do Cartão de Cidadão, que pode ser feito online no prazo de 10 dias depois da perda ou furto.

O cancelamento pode também ser feito pelo telefone, através do contacto com a Linha Cartão de Cidadão (+351) 210 990 111, que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. 

Caso opte pelo atendimento presencial, consulte o Mapa de Cidadão para encontrar o balcão de atendimento mais próximo.

 

Renovação do Cartão de Cidadão perdido ou roubado

pedido de renovação do Cartão de Cidadão pode ser feito online no caso de perda, destruição, roubo ou furto. 

Caso opte pelo atendimento presencial, consulte a página agendar um serviço relacionado com o Cartão de Cidadão.

 

Pedir a 2ª via da carta de condução

A segunda via da carta de condução pode ser pedida online ou presencialmente. Consulte a página pedir a segunda via da carta de condução para mais informações.

Caso opte pelo atendimento presencial, consulte a página agendar um serviço relacionado com a carta de condução.

 

Pedir a 2ª via do Documento Único Automóvel

A segunda via do documento único automóvel pode ser pedida online ou presencialmente. Consulte a página pedir a segunda via do documento único automóvel para mais informações.

 

Pedir a 2ª via de outros documentos (ADSE, ACP, CESD)

Cartão de beneficiário da ADSE

A segunda via do cartão de beneficiário da ADSE pode ser pedida presencialmente ou por correio. Consulte a página pedir a segunda via do cartão de beneficiário da ADSE para mais informações.

 

Cartão de Sócio ACP

A segunda via do cartão de sócio ACP pode ser pedida pelo telefone ou presencialmente. Consulte a página pedir a segunda via do cartão de sócio ACP para mais informações.

 

Cartão Europeu de Seguro de Doença

Pode pedir à instituição de Segurança Social ou ao subsistema de saúde que o abrange para que seja enviado por e-mail um Certificado Provisório de Substituição (CPS).

Encontre o Espaço Cidadão mais próximo para fazer a renovação presencial ou pedido de segunda via dos documentos.

 

Balcão Perdi a Carteira

Balcão Perdi a Carteira funciona exclusivamente por agendamento na Loja de Cidadão das Laranjeiras.

Para usar este balcão precisa de tratar, pelo menos, de dois dos seguintes documentos:

  • Cartão de Cidadão
  • Carta de Condução
  • Documento Único Automóvel
  • Cartão ADSE
  • Cartão ACP

O Balcão Perdi a Carteira funciona nos dias úteis das 8h30 às 19h e sábados das 10h às 14h. O agendamento é obrigatório e deve ser feito através do número 300 003 990 ou 210 489 010 (dias úteis das 9h às 18h).

Fonte: eportugal.gov.pt