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Associar atributos empresariais à Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão

in Notícias Gerais
Created: 30 July 2024

Pessoas com cargos em empresas podem autenticar-se e assinar documentos digitais, com Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão, na qualidade e poderes das funções que desempenham enquanto profissionais.

A associação aos atributos empresariais é feita através do Sistema de Certificação de Atributos Profissionais (SCAP) e aplica-se a pessoas com cargos de administrador, gerente, diretor ou procurador, em sociedades anónimas, sociedades por quotas ou cooperativas.

 

Quem pode associar atributos empresariais à Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão?

Podem associar atributos empresariais pessoas com cargos de administrador, gerente, diretor e procurador, em sociedades anónimas, sociedades por quotas ou cooperativas.

 

Quais os documentos e requisitos para associar atributos empresariais à Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão?

Para associar os atributos empresariais, precisa de se autenticar com um dos seguintes meios:

Vai precisar de indicar o número de identificação de pessoa coletiva (NIPC) e a denominação da empresa.

Se for procurador/a, para aderir precisa de uma procuração eletrónica em nome da empresa, que deve estar registada no site Procurações online. Se for procurador/a para mais do que uma empresa, precisa de uma procuração diferente para cada empresa.

 

Qual o preço para associar atributos empresariais à Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão?

O primeiro pedido para associar atributos de administrador/a, gerente ou diretor/a é gratuito. Os pedidos seguintes custam 40 euros.

Se quiser associar atributos para outra empresa, ou associar atributos para um novo cargo na mesma empresa, já não conta como primeiro pedido e terá de pagar 40 euros.

O pedido para aderir como procurador/a custa sempre 40 euros.

 

Qual o prazo de validade dos atributos empresariais?

A associação dos atributos de administrador/a, gerente ou diretor/a é válida por um período máximo de dois anos.

A associação dos atributos de procurador/a é válida por um período máximo de um ano.

 

Como associar atributos empresariais à Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão?

Fazer o pedido de associação dos atributos

  1. Aceda à área reservada do portal Autenticação.gov para associar os atributos empresariais. Vai precisar de se autenticar com Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital
  2. Escolha o separador lateral “Os meus atributos profissionais”
  3. Indique o número de identificação de pessoa coletiva (NIPC) e a denominação da empresa.

O pedido de associação de atributos empresariais será validado pelo Instituto dos Registos e Notariado (IRN) no prazo de 48h. Vai receber uma notificação para o e-mail que indicou durante o pedido.

 

Carregar os atributos profissionais

Depois de receber o e-mail a confirmar que os seus atributos empresariais foram validados, é preciso carregar os atributos na aplicação Autenticação.gov para computador para poder assinar documentos como profissional.

Se não carregar os atributos, só vai poder assinar como cidadã/o.

Para carregar os atributos, siga os passos seguintes:

  1. Se ainda não tem instalada, descarregue e instale a aplicação Autenticação.gov para computador
  2. Abra a aplicação e carregue nas definições (símbolo da roda dentada em baixo)
  3. Carregue no separador “Atributos profissionais” e depois “atributos empresariais”
  4. Escolha da lista o atributo que pretende
  5. Pode carregar os atributos autenticando-se com Cartão de Cidadão ou Chave Móvel Digital.

 

Autenticar e assinar documentos digitais com atributos empresariais

Depois de associar e carregar os atributos empresariais, pode autenticar-se e assinar documentos digitais na qualidade e poderes do cargo que desempenha no contexto da empresa.

Para assinar documentos digitais com atributos empresariais, use a aplicação Autenticação.gov para computador, escolhendo “Assinatura” e depois “opções avançadas”.

Consulte o guia prático Assinar com Chave Móvel Digital e veja o passo-a-passo na secção “Assinar PDF com atributos profissionais na aplicação Autenticação.Gov para computador”.

 

Exemplos de documentos digitais que pode assinar com atributos empresariais

A assinatura digital na qualidade e poderes de administrador, gerente e diretor pode ser utilizada nos seguintes atos:

  1. Contratos com entidades fornecedoras de eletricidade, água, gás e serviços de telecomunicações;
  2. Contratos com outros fornecedores, com o limite a fixar pelos órgãos sociais;
  3. Contratos de trabalho;
  4. Formação e execução de contratos públicos, no âmbito da contratação pública;
  5. Apresentação e execução de candidaturas a financiamentos com o limite a fixar pelos órgãos sociais;
  6. Apresentação e execução de candidaturas a fundos nacionais e comunitários;
  7. Abertura e movimentação de contas bancárias;
  8. Atas e deliberações dos órgãos sociais;
  9. A receção e levantamento de correspondência postal;
  10. Assinatura de faturas eletrónicas

 

Qual a legislação de suporte?

Fonte: eportugal.gov.pt