A Plataforma de Serviços de Interoperabilidade é uma plataforma de serviços web que permite a ligação direta e segura de comunicação de dados e informações, entre sistemas informáticos, de forma transparente e simplificada.
A quem se dirige?
A Plataforma de Serviços de Interoperabilidade foi pensada e concebida para facilitar a vida a todos os agentes económicos - cidadãos e empresas - que transmitem informações ao sistema de Segurança Social.
Quais os serviços disponíveis?
Consultar Trabalhadores - permite consultar admissões dos seus trabalhadores a partir da data de início do vínculo, visualizando a seguinte informação:
- Identificação do trabalhador;
- O tipo de vínculo do trabalhador;
- Períodos no qual o trabalhador teve taxas diferentes;
- Locais de trabalho do trabalhador e respetivos períodos de permanência.
Comunicar Vínculo Trabalhador - permite comunicar o vínculo de novos trabalhadores, no regime geral ou contrato de muito curta duração
Consultar Comunicações Vínculos Trabalhadores - permite obter informação relativa à comunicação de vínculos com sucesso e respetivo tratamento pela Segurança Social, incluindo os vínculos não aceites e respetivo motivo
Declarações de Remunerações - permite:
- entregar e substituir Declaração mensal de remunerações dos seus trabalhadores;
- consultar as respetivas Declaração mensal de remunerações.
Cessar Vínculo Trabalhador - permite cessar o vínculo de trabalhador, com a entidade empregadora
Alterar Contrato - permite comunicar alterações de contratos ao longo do tempo (por exemplo, renovação de um contrato a termo, passagem de contrato a termo para sem termo, etc.) ou registar contratos de trabalho de vínculos comunicados antes de 01/04/2022
Adicionar Período de Rendimento - permite registar um novo período de rendimento, quando todos os restantes dados do contrato se mantêm, ao contrato de trabalho do trabalhador com a entidade empregadora
Consultar Contratos - Permite obter a informação das comunicações de vínculos de trabalhadores a processar (quando a data de início do contrato é posterior à data atual) e das comunicações de vínculos não aceites (quando existem validações de negócio que não permitem registar o vínculo)
Comunicar Vínculo do Trabalhador com indicação do enquadramento (novo) - Permite comunicar vínculo do trabalhador, com indicação do enquadramento, para além do Regime Geral e com contratos de muito curta duração.
Emitir Documentos de Pagamento (novo) - Este serviço permite a emissão e a obtenção do documento de pagamento. Este serviço permite representação.
Consultar Documentos de Pagamento (novo) - Permite obter documentos de pagamento ainda não pagos que se encontram no prazo, juntamente com as referências de pagamento associadas. Este serviço permite representação.
Consultar Comprovativos de Pagamento (novo) - Permite obter comprovativos de pagamentos feitos à Segurança Social durante um ano específico.
Cancelar Documento de Pagamento (novo) - Permite cancelar um documento de pagamento específico, desde que esteja em estado de pagamento e seja elegível para cancelamento.
Para mais informação aceda a este link
Fonte: plataformaservicos.seg-social.pt