associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

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Plataforma de Serviços de Interoperabilidade o que é?

in Notícias Gerais
Created: 05 July 2024

A Plataforma de Serviços de Interoperabilidade é uma plataforma de serviços web que permite a ligação direta e segura de comunicação de dados e informações, entre sistemas informáticos, de forma transparente e simplificada.

 

A quem se dirige?

A Plataforma de Serviços de Interoperabilidade foi pensada e concebida para facilitar a vida a todos os agentes económicos - cidadãos e empresas - que transmitem informações ao sistema de Segurança Social.

 

Quais os serviços disponíveis?

Consultar Trabalhadores - permite consultar admissões dos seus trabalhadores a partir da data de início do vínculo, visualizando a seguinte informação:

  • Identificação do trabalhador;
  • O tipo de vínculo do trabalhador;
  • Períodos no qual o trabalhador teve taxas diferentes;
  • Locais de trabalho do trabalhador e respetivos períodos de permanência.

 

Comunicar Vínculo Trabalhador - permite comunicar o vínculo de novos trabalhadores, no regime geral ou contrato de muito curta duração

 

Consultar Comunicações Vínculos Trabalhadores - permite obter informação relativa à comunicação de vínculos com sucesso e respetivo tratamento pela Segurança Social, incluindo os vínculos não aceites e respetivo motivo

 

Declarações de Remunerações - permite:

  • entregar e substituir Declaração mensal de remunerações dos seus trabalhadores;
  • consultar as respetivas Declaração mensal de remunerações.

 

Cessar Vínculo Trabalhador - permite cessar o vínculo de trabalhador, com a entidade empregadora

Alterar Contrato - permite comunicar alterações de contratos ao longo do tempo (por exemplo, renovação de um contrato a termo, passagem de contrato a termo para sem termo, etc.) ou registar contratos de trabalho de vínculos comunicados antes de 01/04/2022

 

Adicionar Período de Rendimento - permite registar um novo período de rendimento, quando todos os restantes dados do contrato se mantêm, ao contrato de trabalho do trabalhador com a entidade empregadora

 

Consultar Contratos - Permite obter a informação das comunicações de vínculos de trabalhadores a processar (quando a data de início do contrato é posterior à data atual) e das comunicações de vínculos não aceites (quando existem validações de negócio que não permitem registar o vínculo)

 

Comunicar Vínculo do Trabalhador com indicação do enquadramento (novo) - Permite comunicar vínculo do trabalhador, com indicação do enquadramento, para além do Regime Geral e com contratos de muito curta duração.

 

Emitir Documentos de Pagamento (novo) - Este serviço permite a emissão e a obtenção do documento de pagamento. Este serviço permite representação.

 

Consultar Documentos de Pagamento (novo) - Permite obter documentos de pagamento ainda não pagos que se encontram no prazo, juntamente com as referências de pagamento associadas. Este serviço permite representação.

 

Consultar Comprovativos de Pagamento (novo) - Permite obter comprovativos de pagamentos feitos à Segurança Social durante um ano específico.

 

Cancelar Documento de Pagamento (novo) - Permite cancelar um documento de pagamento específico, desde que esteja em estado de pagamento e seja elegível para cancelamento.

 

Para mais informação aceda a este link

Fonte: plataformaservicos.seg-social.pt