associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

IMT | novos serviços: certidão de carta de condução, Renovação de certificado TVDE online

in Notícias Gerais
Creado: 12 Marzo 2024

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) lançou dois novos serviços online, no âmbito das medidas SIMPLEX:  o pedido de emissão de certidão de carta de condução e a renovação do certificado de motorista de transporte em veículo descaracterizado a partir de plataforma eletrónica (CMTVDE).

 

A certidão de carta de condução pode ser pedida no portal “A minha Carta de Condução”, autenticando-se com Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão. Para além de evitar as deslocações a um dos balcões do IMT, a realização do serviço online tem um desconto de 10% sobre o valor de 6 euros (custa 5,40 euros).

A certidão de carta de condução tem uma validade de seis meses, é emitida em Português ou Inglês, e pode ser validada através do código de verificação ou de QR code.

A certidão pode ser necessária, por exemplo, para mostrar a uma entidade fora de Portugal, quando troca a carta de condução portuguesa por uma estrangeira.

 

A renovação do certificado de motorista TVDE pode ser pedida no portal IMTonline e também tem um desconto de 10% no valor de 30 euros (custa 27 euros).

Os pedidos de CMTVDE podem ser feitos quando faltarem 6 meses para o fim de validade do documento e é preciso apresentar:

  • Certificado de frequência com aproveitamento de curso de Formação Rodoviária de 8 horas
  • Certificado de Registo Criminal com especificação da função “Motorista de TVDE”
  • Carta de condução e averbamento do grupo 2 válidos.

Para mais informações, consulte o Manual de Apoio IMTonline ou envie email para Esta dirección de correo electrónico está siendo protegida contra los robots de spam. Necesita tener JavaScript habilitado para poder verlo.

Fonte: Portal do IMT (notícia Certidão carta de condução online e notícia Renovação de certificado de motorista de transporte em veículo descaracterizado a partir de plataforma eletrónica)

Fonte: eportugal.gov.pt, 15/2/2024