Ideia de Negócio
Não tenha uma ideia. Tenha uma dúzia. Selecione uma depois de ter identificado os prós e contras e de avaliar os riscos e compensações.
Ter uma ideia de negócio é o primeiro passo para se tornar um empreendedor. Quer tenha uma ideia totalmente inovadora, quer se trate de um produto ou serviço já existente, o importante é ser realista e verificar se a ideia é viável e se está de acordo com as necessidades do mercado.
A ideia de negócio é saber o que vai fazer ou vender, como e para quem. Lembre-se que, por vezes, as ideias mais bem-sucedidas são as mais simples.
Nesta etapa, deve questionar-se sobre:
- Qual o objetivo do seu negócio?
- Qual o objetivo do seu produto ou serviço?
- Qual é o mercado alvo e como pode conquistá-lo?
- A sua ideia de negócio é única? Em que se diferencia a sua ideia da concorrência?
- É possível obter lucros com a sua ideia de negócio?
Sistematização da Ideia
Depois de pensar e refletir sobre a sua ideia de negócio, deve anotá-la. Faça-o de forma clara e simples – são suficientes apenas algumas frases.
Também pode usar este formulário se precisa de estruturar a informação e desenvolver a ideia de negócio.
Explorar casos de sucesso
Se não tem uma ideia concreta para o seu negócio, pode sempre avançar com ideias já desenvolvidas e testadas no mercado. Em Portugal encontra inúmeras oportunidades de franchising distribuídas por vários setores económicos e com investimentos diversos.
Sugerimos que dedique o seu tempo a explorar casos de sucesso.
Modelo de Negócio
Um aspeto chave para a transformação de uma boa ideia num negócio é o desenho de um modelo de negócio coerente e completo. Este modelo vai clarificar “como” pretende gerar receita e acrescentar valor para o cliente.
É um documento sucinto, de preferência com uma leitura visual, que define a ideia de negócio, ou seja, a proposta de valor e as características diferenciadoras do produto/serviço, as necessidades que pretende suprir, os segmentos de clientes, a estratégia de mercado, os canais de distribuição, a relação com os clientes, a estrutura de custos, as atividades, parceiros e recursos chave.
Clarificado o modelo de negócio, o empreendedor está em condições de conseguir responder a três questões essenciais – O quê? Como? A quem? - e de consolidar esta informação elaborando o plano de negócios.
Documentos úteis:
- O Modelo de Negócio IAPMEI
- Guia – Como desenhar o modelo de negócio Associação Empresarial de Portugal
Plano de negócio
Depois de concluído o modelo de negócio, deve ser elaborado o plano de negócio que serve para descrever os objetivos de um negócio e quais passos que devem ser dados, e que recursos devem ser alocados, para que esses objetivos sejam alcançados, diminuindo os riscos e as incertezas. Trata-se de um documento com um nível de detalhe superior ao modelo de negócio.
Desenvolver um plano de negócio não é uma tarefa fácil. Exige paciência, persistência, comprometimento e muita pesquisa. Sem este plano corre o risco de fazer investimentos que não têm viabilidade económica pelo que é crucial fechar o plano de negócio antes de tomar alguma decisão.
O plano de negócios será o maior alicerce para a construção ou manutenção do seu negócio. É um documento detalhado que permite a avaliação e análise de rentabilidade de novos investimentos, suportar o diálogo e a negociação com os stakeholders, em particular com financiadores.
Documentos úteis:
- Manual e Guia do empreendedor IAPMEI
- Guia explicativo de como elaborar um plano de negócios IAPMEI
- Ferramenta de Avaliação de Projetos de Investimento IAPMEI
Fonte: eportugal.gov.pt