O Vitrinismo é uma das vertentes de merchandising e diz respeito às técnicas utilizadas na montagem de vitrines, a fim de se obter os melhores resultados possíveis na exibição dos produtos.
As vitrines são o primeiro contacto visual, que o cliente tem com o produto de uma marca ou loja.
A sua importância reside em mostrar o conceito e os valores da marca, sem esquecer de destacar o produto, para aumentar as vendas, não apenas dessa peça, mas da loja em geral.
Captar atenção do cliente em poucos segundos, produz o desejo de entrar na loja e de comprar um produto, e esta é a função principal do vitrinismo, por isso o empresários deve criar uma vitrine atrativa na fachada da loja que capte a atenção e atraia o cliente, transformando o interesse inicial no produto de venda, em qualquer segmento do comércio, organizar a vitrine de maneira estética, utilizando recursos como cores, paisagens, imagens, iluminação, texturas, cenários e até sensações, trabalhando de acordo com o tema escolhido ou a história a ser contada, são algumas ideias que as montras devem transpor.
Para esta edição do Jornal Infoempresarial do mês de outubro de 2022, convidamos alguns dos nossos associados de Arcos de Valdevez e de Ponte da Barca para nos falar sobre a decoração das suas montras:
*Alice Cacho "Joibarca", Ponte da Barca
*Emilia Silva "By Mila", Arcos de Valdevez
*Ricardo Araújo "Óptica Flórida", Ponte da Barca
*Mário Dias "Ourivesaria Dias", Ponte da Barca
*Rui Cardoso "Energivez", Arcos de Valdevez
*Rui Cerdeira "Marilana", Arcos de Valdevez