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Como obter a caderneta predial pela internet

in Notícias Gerais
Création : 21 septembre 2022

Saiba como pedir a caderneta predial pela internet

Pode obter-se a caderneta predial de um imóvel pela internet, sem qualquer custo e com a mesma validade e valor jurídico de uma caderneta obtida presencialmente, num Serviço de Finanças. 

A caderneta predial é um documento de identificação de um imóvel. É emitido pelas Finanças e contém informação que serve para efeitos fiscais. Deve aceder, por isso, ao Portal das Finanças e seguir os seguintes passos:

 

Passo 1Inicie a sessão com o seu NIF e o seu código de acesso e, de seguida, clique em "Serviços" (na coluna da esquerda):

 

Passo 2: no menu da direita da nova página que lhe surge, escolha "Consultar Património Predial", dentro da categoria "Prédios":

 

Tome nota: também pode escolher "Caderneta Predial / Obter Comprovativo" mas, neste caso, terá que inserir os dados do imóvel respetivo.

 

Passo 3: agora são-lhe exibidos os imóveis em seu nome: na coluna "Caderneta Predial" clique na caderneta que pretende obter:

 

Como pode constatar acima na imagem, no final do quadro tem também a opção de obter a caderneta de um imóvel que não conste da lista. Neste caso, seria direcionado para a mesma página da opção "Caderneta Predial - Obter Comprovativo", dentro da categoria "Prédios" do passo 2. Aqui teria que inserir os seguintes dados do imóvel para obter a caderneta predial do imóvel.

 

Tome nota: não é possível obter a caderneta predial de um imóvel do qual não é proprietário.

 

Passo 4: o seu documento vai-lhe surgir numa janela como esta. Clique na seta à direita para descarregar e guarde o documento no seu computador (será um ficheiro pdf). Também pode imprimir no ícone de impressora.

 

Que informação contém e para que serve a caderneta predial?

A caderneta predial contém toda a informação, para efeitos fiscais, sobre determinado imóvel, designadamente:

  • Identificação e localização do prédio (distrito, concelho, freguesia, artigo matricial);
  • Descrição do prédio (tipo / regime e descrição como se compõe);
  • Dados de avaliação do prédio (ano de inscrição na matriz, valor patrimonial, data e termos em que foi apurada a avaliação);
  • Identificação e descrição da fração autónoma;
  • Localização da fração autónoma;
  • Elementos da fração (afetação, pisos e tipologia);
  • Dados de avaliação da fração;
  • Identificação completa dos titulares (nome, NIF, morada, tipo de titularidade e documento que a sustenta);
  • Isenções eventuais.

Será sempre necessário obter a caderneta predial de um imóvel quando este for objeto de transação, contrato promessa de compra e venda e/ou escritura, e para outros atos relacionados:

  • aquisição (com ou sem empréstimo bancário) ou alienação de habitação;
  • obtenção de certificado energético;
  • subscrição de seguros relativos à habitação, como o multirriscos;
  • consulta do VPT e/ou pedido de revisão do IMI;
  • celebração de contratos de fornecimento de água/luz.

 

Se pretende consultar e/ou rever o seu VPT e o seu IMI consulte Saiba como calcular o IMI em 2022.

 

Como obter a certidão permanente do registo predial de qualquer imóvel

Não se pode obter a caderneta predial de um imóvel de que não se é proprietário. Mas pode obter-se uma certidão permanente do registo predial. Isto porque a caderneta se obtém nas Finanças, é um documento para efeitos fiscais, respeitante aos imóveis de determinado contribuinte. Já a certidão permanente é como um "cartão de cidadão" do imóvel. Obtém-se no Registo Predial.

São documentos distintos, mas parte da informação que consta da caderneta predial, pode ser consultada também na certidão permanente predial.

Existem outros documentos públicos, como a ficha técnica ou a licença de habitação de um imóvel, com informação útil e que podem ser pedidos na Câmara Municipal onde está situado o imóvel.

Fonte: economias.pt, 19/9/2022