associação comercial e industrial de arcos de valdevez e ponte da barca

Há uma moeda de 1€ que pode fazer disparar o seu valor mais 100 vezes

in Notícias Gerais
Created: 05 August 2022

Procure na carteira: há um detalhe numa moeda de 1 euro portuguesa que pode fazer disparar o seu valor mais de 100 vezes

A atual crise económica faz-nos olhar um pouco mais para a sorte – seja através da compra de jogos de azar, como o Euromilhões, ou procurando em objetos “raros” que podem ter um valor que possa dar alguma alegria.

Existem moedas que, sem o saber, têm um valor muito superior ao que o próprio representa: são os itens de colecionador pelos quais alguns estão dispostos a pagar muito dinheiro.

Entre estes, podemos encontrar, por exemplo, nas moedas de 1 euro algumas raridades como erros que fazem multiplicar o seu valor exponencialmente, conforme revelou o jornal espanhol ‘El Economista’ – como é o caso da moeda de euro que foi fabricada em Portugal.

Comece, por isso, a olhar para a sua carteira sob o risco de deixar passar uma das moedas. Então, é recomendável que, quando tiver uma moeda de 1 euro, observe-a detalhamente.

A moeda acima descrita foi emitida em Portugal no ano de 2008 e contém um mapa incompleto da União Europeia. Este erro de cunhagem confere-lhe um valor de 105 euros no mercado de colecionadores.

O erro baseou-se no facto de não incorporar no mapa os países que aderiram à UE em anos anteriores (países nórdicos e da Europa Central). No entanto, não entraram em circulação muitas dessas moedas.

Se descobrir um exemplar desta moeda rara, o site ‘Coin Collectors’ disponibiliza os locais a considerar para vender as melhores peças a um colecionador de moedas – é também recomendável que, para o caso de ter a sorte de ter algumas dessas moedas em circulação, entrem em contacto com um especialista em numástica previamente.

Fonte: multinews.sapo.pt, 5/8/2022