Renovação automática do Cartão de Cidadão: saiba como fazer

in Notícias Gerais
Criado em 21 dezembro 2021

A renovação do cartão do cidadão não tem de ser um pesadelo de horas perdidas.

É que, agora, esse processo passa a ser automático. Saiba como.

Todos sabemos quanto o processo de renovação do Cartão de Cidadão poderia ser moroso, com grandes filas nos serviços e muitas horas de espera. Pois bem, essa realidade será diluída com a automatização de alguns serviços do foro público.

A renovação automática do Cartão de Cidadão vem facilitar a vida à maioria dos portugueses. Neste artigo explicamos que condições e procedimentos deverão ser garantidos para concluir com sucesso a renovação do seu Cartão de Cidadão.

 

RENOVAÇÃO AUTOMÁTICA DO CARTÃO DE CIDADÃO: QUEM PODE ADERIR?

O ponto mais importante é que para poder beneficiar deste processo automático deve ter 25 ou mais anos. Todos os cidadãos com idade inferior a 25 anos devem recorrer a outros métodos para renovar o seu cartão de cidadão.

Se está elegível, conheça as condições exigidas para o processo:

 

QUAL O PROCEDIMENTO?

O procedimento é bastante simples e implica muito poucos passos para o cidadão, o que é sempre uma grande vantagem.

Assim, quem tem o Cartão de Cidadão caducado, ou a caducar, vai receber em casa a carta PIN da renovação automática sem alteração de dados. 

carta PIN contém os códigos do cartão e uma referência Multibanco válida durante 60 dias. Depois de fazer o pagamento, o seu cartão é enviado para casa por correio registado.

 

O que é a carta PIN?

carta PIN contém os códigos PIN do novo cartão e a informação sobre o local de entrega ou de levantamento do cartão, caso tenha pedido a entrega em casa ou o levantamento presencial num balcão.

A carta PIN é o documento comprovativo que deve apresentar para:

Depois de levantar o Cartão de Cidadão ou confirmar a alteração de morada, guarde a carta PIN durante o prazo de validade do cartão (5 ou 10 anos). Não se esqueça de guardar num sítio que se recorde onde está!

 

O que são os códigos PIN do Cartão de Cidadão?

A carta PIN contém os códigos das funcionalidades digitais do Cartão de Cidadão que recorrem ao chip:

 

CARTÃO DE CIDADÃO CADUCADO

Se o seu Cartão de Cidadão está caducado e ainda não pediu a renovação, o IRN vai enviar-lhe a carta PIN para fazer a renovação automática, sem alteração de dados.

 

Cartão de Cidadão a caducar

Se o seu Cartão de Cidadão caducou em junho de 2021, o IRN vai enviar-lhe a carta PIN para fazer a renovação automática, sem alteração de dados.

A carta PIN é enviada por correio quando faltarem 60 dias para o fim da data de validade do cartão. Por exemplo, se o seu Cartão de Cidadão expirar no dia 15 de dezembro, a carta PIN é enviada a 15 de outubro e, em cerca de cinco dias úteis, deve chegar à sua morada.

Se o seu cartão tenha caducado e não tiver recebido a carta PIN da renovação automática, deve pedir uma 2.ª via por telefone, através da Linha Cartão de Cidadão (+351 210 990 111).

Como vê, temos agora a nossa vida mais facilitada. Deixamos aqui o link para que possa ficar a saber em que fase se encontra a renovação do seu Cartão de Cidadão: aceda a esta página e insira o número do Cartão de Cidadão, o dígito de controlo e a data de nascimento.

Fonte: e-konomista.pt, 27/10/2021