Print

Código BIC/SWIFT e Diferença entre NIB e IBAN

in Notícias Gerais
Created: 01 September 2021

NIB e IBAN são termos que já ouviu, mas sabe o que os distingue? Saiba também o que é o BIC/SWIFT e quando o tem de usar.

NIB e IBAN e BIC/SWIFT são códigos que identificam no sistema financeiro contas e bancos (no caso do NIB e do IBAN) ou apenas o banco (no caso do BIC/SWIFT).

Apesar de ainda falarmos em NIB, este código bancário é cada vez menos utilizado. Em 2016 foi substituído pelo IBAN na generalidade das transferências bancárias. Apenas nas transferências que fizer nas caixas Multibanco o terá de utilizar.

Mas o que significa cada um destes códigos e em que situações se utiliza cada um deles é o que pretendemos esclarecer neste artigo.

 

NIB E IBAN: CONHEÇA AS DIFERENÇAS

Número de Identificação Bancária – NIB  

O NIB é a denominação portuguesa de Basic Bank Account Number (BBAN). É composto por 21 dígitos que se dividem em quatro partes:

  1. Os primeiros quatro dígitos indicam o código da instituição financeira atribuído pelo Banco de Portugal;
  2. Os quatro seguintes indicam o código do balcão da instituição financeira onde tem a sua conta domiciliada. Muitos bancos deixaram de utilizar este código pelo que é normal estes quatro dígitos serem zeros;
  3. Os onze dígitos seguintes são o número da sua conta bancária;
  4. Os dois últimos dígitos são dígitos de controlo de segurança.

 

Substituição do NIB pelo IBAN

A criação da Área Única de Pagamentos em Euros, mais conhecida por SEPA, permitiu harmonizar as regras de pagamentos em toda a comunidade europeia e, com isso, surgiram algumas mudanças no sistema bancário.

Já reparou que fazer uma transferência para uma conta em Portugal tem o mesmo custo que fazer uma transferência para qualquer outro país europeu incluído na zona SEPA? Pois essa foi uma das mudanças benéficas para todos, eliminaram-se as diferenças entre pagamentos nacionais e transfronteiriços.

Mas para que tal fosse possível também teve de ocorrer uma alteração na identificação das contas bancárias com a inclusão do país onde a conta está domiciliada. Surgiu assim o IBAN.

 

International Bank Account Number – IBAN

Em 2016 surge assim o IBAN, que agrega o código do país e o BBAN de cada país.

Em Portugal o IBAN tem 25 caracteres, mas noutros países o número pode ser diferente, dependendo do número de dígitos que compõe o respetivo BBAN. O IBAN belga tem 16 caracteres e o IBAN Francês tem 27, por exemplo.

Em Portugal o IBAN tem três conjuntos de caracteres, ou seja:

Poderá consultar os códigos dos bancos e agências nas listas divulgadas pelo Banco de Portugal no seu site.

 

SOBRE O BIC/SWIFT

Bank Identifier Code (BIC) é um código único que identifica o banco. Estes códigos são geridos pela Society for Worldwide Interbank Financial Telecommunication (SWIFT).

Daí que estes dois acrónimos andem normalmente juntos e vulgarmente se chame código do banco BIC/SWIFT.

O BIC/SWIFT é composto por 8 ou 11 carateres, ou seja:

Como exemplo, o BIC/SWIFT do Novo Banco é BESCPTPL, no qual BESC é o código do banco, PT representa Portugal, PL a localização, significando L que o código está ativo.

O BIC/SWIFT é normalmente utilizado em transações com países que ainda não adotaram o IBAN e que pretendem reforçar as garantias de identificação para concluir uma transação financeira.

 

COMO SABER O NIB, IBAN E BIC/SWIFT DA SUA CONTA

Saber estes códigos é simples.

Constam do seu extrato bancário, mas também os pode obter no seu homebanking, ao consultar os dados da conta; ou, então, nas caixas Multibanco se selecionar “Outras operações” e, depois, “Emissão de IBAN/NIB”.

Fonte: e-konomista.pt, 1/9/2021