Programa “Emprego Interior Mais” - Apoios financeiros

in Notícias Gerais
Criado em 13 abril 2021

Há ajudas financeiras do Governo para quem quiser viver e trabalhar no interior do país. Saiba quanto pode receber e como se candidatar.

Se está cansado da vida na cidade e até gostava de criar raízes no campo, há um programa do Governo que continua disponível até ao final do ano, e deverá até ser prolongado. O programa ‘Trabalhar no Interior’ inclui várias medidas para incentivar os portugueses que decidam mudar-se para regiões do interior do país. Explicamos-lhe o essencial.

Incentivo de quase 5 mil euros

A medida mais visível é o Emprego Interior MAIS, que passa pelo pagamento de um subsídio que ajude e incentive as pessoas a apostarem na mudança para o ‘campo’. No total, um candidato e restante família podem receber do Estado até 4.827 euros, distribuídos da seguinte forma:

Este apoio, pago pelo IEFP através do Fundo Social Europeu, destina-se a desempregados, mas também a profissionais que estejam à procura de um novo emprego. Está, no entanto, sujeito a algumas condições para a candidatura ser aceite:

Para se candidatar a este apoio, deve registar-se nesta página do IEFP, onde encontra os formulários a preencher e as informações sobre o programa e sobre a documentação necessária para fazer a candidatura.

Várias medidas para dinamizar o interior

Além do Emprego Interior MAIS, o programa Trabalhar no Interior inclui várias outras medidas de captação de trabalhadores e famílias para as regiões menos habitadas e desenvolvidas, incluindo emigrantes que pretendam regressar a Portugal. Os efeitos da pandemia de Covid-19 atrasaram a entrada em vigor de algumas iniciativas, mas outras estão já disponíveis desde o início.

Fonte: contasconnosco.pt, 12/4/2021